OAB-PI

Aula Magna na OAB-PI conta com ministros do STJ e TST em exposição sobre o “Sistema de Precedentes nas Cortes Supremas”

Aula Magna na OAB-PI conta com ministros do STJ e TST em exposição sobre o “Sistema de Precedentes nas Cortes Supremas”

27 de setembro de 2025

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, realizou na sexta-feira (26/09), no Auditório da Seccional, a Aula Magna “Sistema de Precedentes nas Cortes Supremas e seus impactos no Sistema Jurídico, Econômico e Social Brasileiro”. O evento, promovido em parceria com a Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-PI) e a Unoesc (Centro de Excelência em Direito), contou com a presença de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e reuniu centenas de advogados(as), estudantes e representantes da comunidade jurídica.

CONFIRA A COBERTURA FOTOGRÁFICA

A programação abordou temas centrais para a prática forense, como a formação e os efeitos vinculantes dos precedentes. Participaram como palestrantes os ministros João Noronha e Rogério Schietti (STJ), e Douglas Rodrigues e Amaury Rodrigues (TST), que destacaram a relevância dos precedentes para a segurança jurídica, previsibilidade das decisões e fortalecimento institucional da Justiça brasileira.

O presidente da OAB-PI, Raimundo Júnior, ressaltou a importância da iniciativa para a advocacia. “Um evento de grande relevância para a classe, com a presença de ministros do STJ e TST para a discussão sobre precedentes, instituto que repercute diretamente no dia a dia da advocacia e contribui para maior celeridade e segurança nas decisões judiciais.”

Já a diretora-geral da ESA-PI, Rossana Diniz, destacou o impacto do encontro. “O evento cumpriu plenamente seus objetivos, proporcionando um espaço de reflexão e aprendizado. A advocacia sai mais qualificada e os estudantes, mais preparados para os desafios da profissão.”

O sucesso do evento reafirma o compromisso da OAB-PI e da ESA-PI em promover formação contínua, difusão de conhecimento e fortalecimento da advocacia, sempre alinhados ao propósito institucional de garantir o aprimoramento da prática jurídica e a defesa intransigente da cidadania.