OAB-PI

Atuação decisiva da OAB Piauí garante criação histórica da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais

Atuação decisiva da OAB Piauí garante criação histórica da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais

15 de julho de 2025

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), comemora a histórica aprovação do Projeto de Lei nº 2/2025, que cria a 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais da Seção Judiciária do Estado, com sede em Teresina. A proposição foi aprovada nesta terça-feira (15/07), no Plenário do Senado Federal, e representa uma significativa conquista para o sistema judiciário piauiense.

Este avanço é fruto de uma ampla articulação institucional da OAB-PI, Seção Judiciaria da Justiça Federal e a bancada parlamentar do Piauí. A Ordem teve participação ativa e constante durante todas as etapas do processo legislativo, reforçando seu compromisso com a advocacia e com o aprimoramento dos serviços jurisdicionais oferecidos à população.

Em comunicação formal dirigida à OAB-PI (CLIQUE AQUI), a Justiça Federal fez questão de destacar e reconhecer o empenho decisivo do presidente Raimundo Júnior e da vice-presidente Raylena Alencar. Também foi destacada a atuação essencial do Diretor do Foro, Dr. Rodrigo Pinheiro do Nascimento, e do Presidente da Associação dos Juízes Federais do Piauí (AJUFEPI), Dr. Daniel Sobral, ambos fundamentais no fortalecimento do diálogo institucional e nas negociações que levaram à aprovação do projeto.

Com a criação da 2ª Turma Recursal, o Estado do Piauí terá condições de garantir maior celeridade e eficiência no julgamento dos processos provenientes dos Juizados Especiais Federais, assegurando maior acesso à justiça e pleno respeito aos princípios constitucionais que norteiam a atividade jurisdicional.

Essa vitória institucional ressalta o papel decisivo da OAB-PI na construção de soluções conjuntas e no fortalecimento das instituições democráticas, sempre em busca da valorização da advocacia e da efetividade da justiça.