Após solicitação da OAB-PI, são anunciados mutirões de perícias médicas para 10 cidades piauienses

10 de abril de 2024 às 18:52h

Depois de solicitação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da secretária-geral, Raylena Alencar, a Secretaria do Regime Geral da Previdência Social do Ministério da Previdência anunciou 10 mutirões de perícias médicas para benefícios assistenciais (BPC) nas cidades piauienses de Barras, Luzilândia, Cocal, Canto do Buriti, Água branca, União, Floriano, Valença, São Raimundo e Piripiri. Os agendamentos para os mutirões começam nesta quinta-feira (11/04).

Os mutirões que se iniciam no dia 22 de abril são resultados do ofício apresentado pela secretária-geral da OAB-PI, Raylena Alencar, durante reunião com o secretário do Regime Geral Da Previdência Social do Ministério, Adroaldo da Cunha, que mostra a demora na realização de perícias médicas no estado e a necessidade dos mutirões para levar celeridade no serviço prestado aos beneficiários da Previdência Social.

A secretária-geral da Seccional é relatora de um projeto no Conselho Federal da OAB que visa a diminuição do tempo de espera pelas perícias médicas por todo o país, principalmente no Piauí. Para Raylena Alencar, a realização dos mutirões de perícias médicas é mais um pleito da advocacia piauiense atendido pela Secretaria do Regime Geral da Previdência Social do Ministério da Previdência, por meio do secretário Adroaldo da Cunha.

“A realização desses mutirões ajuda na diminuição de uma fila de espera por um benefício por incapacidade ou um benefício assistencial, que antes já chegou a oito meses. Como secretária-geral da OAB-PI e membro da Comissão Nacional de Previdenciário do Conselho Federal, tenho trabalhado junto à Secretaria do Regime Geral da Previdência Social do Ministério da Previdência, representada pelo secretário, Adroaldo da Cunha, para diminuir a fila de espera em todo o Piauí por meio dos mutirões, ajudando a advocacia a prestar um serviço de forma efetiva para a sociedade”, explicou.

Já o presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Victor Hugo Leal, destaca o trabalho constante da Comissão em prol da diminuição do tempo de espera pelas perícias médicas no estado.

“A Comissão, em parceria com a secretária-geral da Ordem, Raylena Alencar, segue acompanhando a realidade na fila de espera das perícias médicas administrativas e está em constante diálogo com a Secretaria do Regime Geral da Previdência Social do Ministério da Previdência para solicitar novos mutirões, sobretudo para o interior, visando reduzir o tempo de espera”, disse o Advogado.

A solicitação dos mutirões de perícias médicas para o Piauí conta também com apoio da Associação dos Advogados Previdenciaristas do Piauí, presidida pela Advogada Patrícia Ribas, que é entusiasta dos projetos para diminuição da fila de espera e está em diálogo constante com a OAB Piauí.