OAB-PI

Após atuação da OAB Piauí, suspeito de racismo religioso é conduzido para prestar depoimento

Após atuação da OAB Piauí, suspeito de racismo religioso é conduzido para prestar depoimento

21 de junho de 2025

A atuação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), por meio das Comissões de Liberdade Religiosa, Direitos Humanos e Igualdade Racial, resultou na condução coercitiva de um homem suspeito de promover ataques de ódio contra religiões de matriz africana nas redes sociais.

A denúncia foi recebida no dia 2 de junho de 2025, e, prontamente, as Comissões da Seccional piauiense iniciaram os encaminhamentos necessários. Advogados e Advogadas acompanharam as vítimas do crime à delegacia, prestaram apoio jurídico, formalizaram ofícios a secretarias, ouvidorias e canais de direitos humanos, além de apresentarem a representação criminal contra o suspeito.

Como parte das ações institucionais, no dia 4 de junho, a OAB Piauí também realizou uma escuta com representantes de terreiros e lideranças religiosas, com o objetivo de estabelecer estratégias de segurança para as próximas inaugurações de monumentos em homenagem às religiões de matriz africana no estado.

A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a responsabilização dos envolvidos e, também, com a promoção de medidas preventivas e de combate ao racismo religioso.

DENUNCIE

Se você for vítima de intolerância ou racismo religioso, denuncie. A OAB Piauí está à disposição para acolher, orientar e atuar pela efetivação dos seus direitos.

Canais de denúncia:

  • comissao.liberdadereligiosa@oabpi.org.br
  • comissao.direitoshumanos@oabpi.org.br
  • comissaoigualdadeoabpi@gmail.com
  • WhatsApp institucional: (86) 98127-5925