A Advogada piauiense e presidente do Observatório Nacional de Candidaturas Femininas, Valéria Paes Landim participou da 9ª edição do Seminário Caminhos Contra a Corrupção, realizado pelo Estadão e o Instituto Não Aceito Corrupção (Inac). O evento reuniu especialistas, autoridades e estudiosos para discutir sobre como a corrupção e questões estruturais atrapalham e impedem o acesso de mulheres a serem parlamentares.
Além da Advogada Valéria Paes Landim, estiveram presentes a jornalista e mediadora do seminário, Bianca Gomes; a professora de Direito Penal da USP, Ana Elisa Bechara Liberatore e a líder do Comitê de Política Públicas do Grupo Mulheres do Brasil, Andreia Schroeder.
Durante o seminário, a presidente do Observatório de Candidaturas Femininas, Valéria Paes Landim, ressaltou o percentual da presença feminina dos países em que mulheres fazem parte do parlamento.
“Nós estamos falando sobre colocar 30% de candidatas em campanhas eleitorais, nós temos uma outra realidade de mandatárias nos parlamentos. “Países que, por exemplo, um dia desses liberaram suas mulheres para dirigir, que até um dia desses as mulheres para ocuparem cargos públicos elas precisavam pedir autorização para o irmão ou o marido, e que há dois anos elas puderam ir à primeira vez a um estádio de futebol. E esse país possui 50% de presença de mulheres no Parlamento”, frisou a Advogada.
A Advogada comentou que é necessária uma atenção para a atualização da legislação no Brasil. “O Brasil precisa de um debate sério sobre como garantir que as mulheres tenham voz e espaço no legislativo”, comentou Valéria.
O Seminário Caminhos Contra a Corrupção se tornou como um dos principais espaços de debate nacional sobre transparência, integridade e compliance. Os painéis e conferências deste ano serão transmitidos ao vivo no site do Estadão.
Confira a programação completa: