OAB-PI

OAB Piauí solicita retificações em edital de ingresso do Colégio da Polícia Militar para resguardar os direitos da pessoa com deficiência

OAB Piauí solicita retificações em edital de ingresso do Colégio da Polícia Militar para resguardar os direitos da pessoa com deficiência

14 de janeiro de 2021

Atuando na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, e o Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), Joaquim Santana Neto, enviaram um ofício à Comandante do Colégio da Polícia Militar (CPM), Ana Cristina Sousa, nesta quarta-feira (13). O ofício requer retificações do edital Edital nº 001/2021, que trata do ingresso no Centro Estadual de Tempo Integral do CPM.

Para a OAB Piauí, o Edital do CPM deve ser adequado ao Decreto Federal nº 9.508, de 24 de setembro de 2018, que dispõe sobre reserva às pessoas com deficiência um percentual de cargos e de empregos públicos, em processos seletivos no âmbito da Administração Pública Federal Direta e Indireta.

De acordo com o Presidente Celso Barros Coelho Neto, “no Edital lançado pelo Colégio da Polícia Militar há apenas quatro vagas destinadas às pessoas com deficiência do total de 100, o que corresponde à apenas 4%. Porém, esse percentual está em desacordo com o que diz no Decreto Federal, que dispõe a quantidade mínima de 5% das vagas. Solicitamos que essa alteração seja feita para resguardar os direitos das pessoas com deficiência”, explicou.

Outra solicitação feita pela OAB Piauí é referente à ampliação do horário de aplicação do certamente para os candidatos com deficiência. No item 2.e, o Edital proibe a ampliação do horário de provas para todos os candidatos. Sobre isso, o Presidente da CDPD, Joaquim Santana Neto, reforça que as pessoas com deficiência têm o direito ao horário estendido, caso seja necessário.

“O Decreto Federal nº 9.508 também prevê a ampliação do horário do exame para as pessoas com deficiência. Para aqueles que desejam um tempo adicional na prova, é necessário apresentar justificativa no ato de inscrição, que deverá estar acompanhando de um parecer técnico de uma equipe especialista nos impedimentos apresentados pelo candidato. Estamos aqui exercendo o nosso papel social, falando em nome daqueles que precisam ter seus direitos zelados”, frisou.

O Ofício solicita ainda a apresentação do peso de cada questão objetiva de múltipla escolha, como também, a expressa previsão da nota mínima de corte.

Acesse o Ofício enviado aqui.