OAB-PI

Presidente Raimundo Jr fala de respeito e garantia das prerrogativas durante Abertura do Ano Judiciário do TRE-PI

Presidente Raimundo Jr fala de respeito e garantia das prerrogativas durante Abertura do Ano Judiciário do TRE-PI

23 de janeiro de 2026

Na quarta-feira (21/01), a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), participou da solenidade de Abertura do Ano Judiciário Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). O presidente da Seccional, Raimundo Júnior, discursou durante o evento, que reuniu autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.

Em sua fala, o presidente destacou a excelência institucional do TRE-PI e a relação histórica de respeito às prerrogativas da advocacia. Com mais de duas décadas de atuação profissional junto à Justiça Eleitoral. Raimundo Júnior ressaltou ainda o ambiente de diálogo e a efetiva observância do devido processo legal no âmbito do Tribunal.

“Costumo dizer, até de forma bem-humorada, que o TRE é um tribunal orgânico. Orgânico porque, se temos excelência no funcionamento do sistema de Justiça do Piauí, o TRE sempre esteve à frente. Atuo aqui há cerca de 20 anos e vivenciei, na prática, a garantia efetiva das prerrogativas da advocacia e o respeito à voz técnica do cidadão, materializada na atuação do advogado e da advogada”, afirmou.

VALORIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL E ATUAÇÃO INSTITUCIONAL

A solenidade foi presidida pelo desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do TRE-PI, e contou com a presença dos demais integrantes da Corte Eleitoral, além de autoridades convidadas.

Durante o evento, também foi concedida a Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador José Vidal de Freitas Grau Ouro ao jurista José Maria de Araújo Costa, integrante da Corte Eleitoral do TRE-PI, cujo biênio de serventia eleitoral se encerra nesta sexta-feira (23/01).

A participação da OAB-PI na Abertura do Ano Judiciário do TRE-PI reforça o compromisso da instituição com o diálogo interinstitucional, a defesa das prerrogativas da advocacia e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito, pilares que seguem orientando a atuação conjunta das instituições ao longo de 2026.