A secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, advogada Noélia Sampaio, e o presidente da Comissão de Direito Sindical, advogado Marcos Maciel, participaram nesta quinta-feira (29/05) e sexta-feira (30/05) do “IX Encontro Nacional de Direito Sindical”. O evento foi promovido pela Associação Brasileira da Advocacia Trabalhista (ABRAT) com a iniciativa de proporcionar debates relevantes para a advocacia trabalhista e sindical.
O encontro reuniu advogados e advogadas renomadas no âmbito do direito trabalhista e para o sindicalismo no Brasil, como o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maurício Godinho, a Juíza do trabalho, Valdete Souto e os demais desembargadores e procuradores (as) renomados (as) que realizam estudos e pesquisas referentes aos direitos sociais.
MANUTENÇÃO DOS DIREITOS COLETIVOS
Para a secretária-geral, advogada Noélia Sampaio, o evento foi essencial para a continuação da luta pela manutenção dos direitos coletivos. “ Hoje, há um enfrentamento que incansavelmente estamos fazendo, em especial, em defesa da manutenção da competência da justiça do trabalho. E a luta sindical é um caminho”, afirmou Noélia Sampaio.
O presidente da Comissão de Direito Sindical, advogado Marcos Maciel, destacou sua experiência no evento como enriquecedora, reafirmando seu compromisso com a defesa intransigente dos direitos sociais.
“Reafirmar o papel das entidades de classe e da advocacia sindical na construção de uma sociedade mais justa, onde os direitos coletivos não sejam tratados como obstáculos, mas como pilares da democracia. O nosso trabalho, na OAB/PI, é justamente esse: assegurar que o Direito Sindical siga vivo, atuante e respeitado”, afirmou o advogado.
Outro tema debatido no IX Encontro Nacional de Direito Sindical foi referente às transformações do mundo no trabalho, bem como seus principais reflexos na organização sindical.