A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), integrou as atividades da campanha “Abril Laranja”, voltada à conscientização e ao combate aos maus-tratos contra animais em todo o estado. A mobilização reúne diversas instituições públicas e da sociedade civil com o objetivo de orientar a população e fortalecer políticas de proteção animal.
Como parte das ações da campanha Abril Laranja, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) lançou o programa “Piauí Livre dos Maus-Tratos”, iniciativa que busca fortalecer a defesa dos direitos dos animais em todo o estado. A abertura do programa contou com uma blitz educativa na Avenida Raul Lopes, em Teresina, com distribuição de panfletos, orientações sobre como identificar maus-tratos e informações sobre os canais de denúncia.
Durante o evento, o presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-PI, advogado Francisco Júnior, reforçou o papel fundamental da mobilização social no combate à crueldade contra os animais. “O Abril Laranja é uma campanha criada para alertar a população sobre os maus-tratos aos animais e incentivar a luta contra a crueldade. Durante este mês, diversas organizações e protetores independentes se unem para espalhar informações e reforçar a importância de garantir que todos os animais vivam livres de qualquer forma de abuso”, declarou.
O advogado Francisco Júnior também destacou que o “Abril Laranja” está inserido no programa do “Pacto pela Ordem”, lançado pelo Governo do Piauí. Trata-se de um projeto que reúne 16 iniciativas voltadas ao fortalecimento do enfrentamento ao crime organizado, à ampliação do uso da inteligência policial e ao aumento da eficiência das operações de segurança no estado.
Com sua participação, a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais reforça o compromisso institucional da OAB-PI com a construção de uma sociedade mais justa e ética, na qual o bem-estar animal seja parte integrante das políticas públicas e do exercício da cidadania.