OAB-PI

Dia da Conselheira dos Direitos da Mulher: OAB-PI participa de solenidade em apoio a equidade e paridade das mulheres

Dia da Conselheira dos Direitos da Mulher: OAB-PI participa de solenidade em apoio a equidade e paridade das mulheres

1 de abril de 2025

A Conselheira Seccional e presidente da Comissão de Assistência Judiciária da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB Piauí), advogada Patrícia Alencar, participou na segunda-feira (31/03) da sessão solene em homenagem ao Dia da Conselheira dos Direitos da Mulher, realizado na Câmara de Vereadores de Teresina.

Na oportunidade, estiveram presentes autoridades e representantes de organizações de apoio às mulheres, para discutir os avanços e desafios na promoção da equidade de gênero e no combate à violência.

Durante o evento, Patrícia Alencar destacou a importância do papel das conselheiras na luta do direito das mulheres, buscando sempre por uma sociedade mais justa e igualitária. “Hoje é um dia especial para reconhecer e honrar a trajetória de cada uma de vocês, mulheres incansáveis que decidem suas vidas e a proteção e promoção do direito de todas”, afirmou Patrícia.

A sessão, que foi proposta pelo vereador Luís André, também reuniu conselheiras que lutam pela equidade feminina. Na ocasião, Patrícia Alencar reforçou o compromisso da OAB Piauí pela defesa intransigente do direito à dignidade e da equidade à voz das mulheres.

“Seja no combate à violência, e na garantia de oportunidades ou no respeito às múltiplas entidades que compõem a luta feminista. Nesta data, tenho repleto reconhecimento, alegria e a renovação das forças. Agradeço também em nome do presidente da OAB-PI, Raimundo Júnior, que sempre levanta outras mulheres, respeita e que combate todas as violências e que garante que o direito das mulheres seja preservado”, completou Patrícia.

Medalha Esperança Garcia

Em março, mês dedicado às mulheres, a OAB Piauí criou o conselho intitulado como “Medalha Esperança Garcia”, primeira mulher negra advogada do Brasil, para homenagear mulheres que desempenham papel importante para a advocacia na luta por paridade e equidade das mulheres na sociedade.

A OAB-PI reafirma seu compromisso por equidade, paridade e dignidade às mulheres, para que todas possam ter direito a uma cidadania justa e representativa.