Nesta segunda-feira (24/02), a Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-PI) sediou o lançamento do livro “Cultivando Soluções: A Eficiência da Mediação e Arbitragem no Cenário do Agronegócio”. O evento, realizado no auditório da OAB-PI, reuniu importantes nomes da advocacia piauiense, incluindo o presidente da OAB-PI, Raimundo Júnior, o diretor-tesoureiro da OAB-PI, Rafael Neiva, a diretora academia da ESA-PI, Larissa Katiussa, e o conselheiro federal da OAB, Lucas Villa. A obra destaca a importância dos métodos alternativos de resolução de conflitos para o fortalecimento do setor agropecuário.
O livro reúne cerca de 20 autores e apresenta 13 artigos que abordam o universo da mediação e da arbitragem. A obra reflete os desafios do seu tempo, e traz temas como as mudanças climáticas, a Agenda 2030 da ONU e a Lei Geral de Proteção de Dados. As discussões abrem novos horizontes para se pensar o presente e o futuro dos mecanismos consensuais de solução de conflitos no pujante cenário do agronegócio.
PALESTRAS
O lançamento contou ainda com palestras ministradas pelos advogados Luiz Filipe de Araújo Ribeiro, Doutorando em Direito pela UFPE e Procurador do Estado do Piauí (PGE-PI); Macela Nunes Leal, Mestre em Resolução de Conflitos e Mediação pela UNEATLANTICO, e Especialista em Direito e Processo do Trabalho, Direito Administrativo e Constitucional; e Germano Coelho da Silva Barbosa, Especialista em Direito do Agronegócio, com MBA e Mestrado em Direito Constitucional (IDP).