A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, inaugurou, nesta terça-feira (08/10), a Sede Própria da OAB Subseção de Campo Maior. Este evento constitui um marco para os Advogados e as Advogadas campomaiorenses, além de representar um passo significativo na interiorização da advocacia piauiense.
Com a nova sede, a advocacia de Campo Maior dispõe de um espaço adequado para a realização de suas atividades. A construção foi concebida com o intuito de proporcionar melhores condições de trabalho e acolhimento para as Advogadas e os Advogados, fortalecendo a presença da OAB na região.
A nova sede da OAB Subseção de Campo Maior está equipada com um “OAB Office”, uma Sala de Atendimento e Audiência, uma Sala da CAAPI, uma sala de reunião, um Auditório da ESA, banheiros, uma copa e um amplo estacionamento. Adicionalmente, dispõe de computadores conectados à internet, scanner e impressora, todos à disposição dos advogados e advogadas para a realização de suas atividades profissionais.
“É com muita alegria que inauguramos esse prédio, que representa muito. Aqui é como se fosse a embaixada da advocacia em Campo Maior. A sociedade vai ter nesta sede um local onde ela possa vir conversar com os Advogados e as Advogadas, um local de encontros, reuniões, pós, seminários, festas… esse amplo espaço que tem quase 800 m² de área doada pela Prefeitura, com aceite da Câmera, e quase 300 m² de área construída”, ressaltou o Advogado Celso Barros Coelho Neto, Presidente da OAB Piauí.
CONFIRA A COBERTURA FOTOGRÁFICA
VALORIZAÇÃO DA ADVOCACIA
A inauguração da sede própria da OAB Subseção de Campo Maior reflete o compromisso da Ordem em valorizar a advocacia e aprimorar as condições de trabalho de seus membros. Com este novo espaço, a Subseção se estabelece como um centro de apoio e promoção dos direitos dos Advogados e das Advogadas na região.

“Estamos aqui hoje dando um grito de independência na advocacia. Mostrando para a sociedade e para os Advogados que a OAB é independente, que a OAB quando quer, mostra, a OAB faz. Investimentos aqui uma boa quantia de recursos. Todas oriundas das nossas anuidades. E, aqui, hoje, é com muita satisfação que prestamos conta com nossa classe de para onde está indo nossa anuidade. Então, que a gente usufrua deste espaço que é nosso. Aproveitem!”, destacou o Advogado Marcus Nogueira, Diretor-Tesoureiro da OAB Piauí.
A Secretária-Geral Adjunta da CAAPI, Jória Batista, também participou do evento e agradeceu à gestão da Seccional pela entrega da nova sede. “É uma alegria. Celso, desde a sua primeira gestão que já falávamos na criação desta sede própria da Subseção. E, agora, ela está sendo concretizada para orgulho nosso. Um local onde a advocacia e a sociedade campomaiorense irá usufruir dos serviços da advocacia”, frisou Jória Batista.
DOAÇÃO DE TERRENO
A nova sede foi erguida em um terreno doado pela Prefeitura de Campo Maior. A solicitação para a doação foi apresentada pelo Advogado Augusto Pereira Filho, Presidente da Subseção, ao Vereador Sebastião de Sena Rosa Neto. A doação foi aprovada por unanimidade naquela Casa Legislativa e, posteriormente, sancionada pelo Prefeito de Campo Maior, João Félix de Andrade Filho.

Em dezembro de 2022, foi formalizado o termo de doação do terreno, com a assinatura do Presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, e do Prefeito João Félix. O lançamento da Pedra Fundamental, ocorrido em março de 2024, simbolizou o início das obras da nova sede, representando um momento significativo para a comunidade jurídica local.
“É um prédio bonito, uma área muito adequada. Aqui é um exemplo. Faz parte da nossa vida cotidiana da nossa cidade, onde os Advogados receberão seus clientes, irão discutir a vida jurídica da nossa cidade. Isso engrandece a nossa pessoal como Prefeito em ter feito essa doação. Me sinto feliz demais por estarmos hoje aqui realizando esse sonho magnífico da nossa cidade”, acrescentou João Félix, Prefeito de Campo Maior.

Já o Advogado Augusto Pereira, Presidente da OAB Subseção de Campo Maior, frisou que o prédio é histórico para a advocacia de Campo Maior. “Aqui, certamente, serão iniciadas ações que visem garantir ao Advogado amplo acesso a processos. Daqui, desta casa, sairão manifestos, pedidos judiciais. Certamente, sairão dessa sede caravanas de dirigentes, Conselheiros e Advogados rumo a Teresina para cobrar melhorias nos serviços judiciários”, projetou Augusto Pereira.
“Como diz a música de Raul Seixas: ‘sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só; mas sonho que se sonha junto, é uma realidade’. Nossa sede hoje é uma realidade. E para vocês colegas Advogados da Subseção, quero deixar duas palavras: a primeira é coragem e a segunda é gratidão. Gratidão por essa linda sede e por poder servir a advocacia de Campo Maior”, acrescentou a Advogada Micaelle Craveiro Costa, vice-presidente da OAB Subseção de Campo Maior.
EX-PRESIDENTES
“Gratidão a toda a gestão da OAB Seccional, como também à Subseção. Todos que fazem parte sabem da dificuldade que é você se doar para a sua instituição”, pontuou o ex-presidente da OAB Campo Maior, Gilberto Leite de Azevedo Filho .
“Hoje é um dia ímpar para a advocacia de Campo Maior. Essa pedra da Subseção de Campo Maior não iniciou na visita que fizemos aqui, mas em 12 de fevereiro de 2012, quando o saudoso Francisco Olímpio da Paz iniciou um sonho: criar uma Subseção de Advogados em Campo Maior. Aquele ato, aquela atitude é um valor inestimável. Hoje, aqui, devemos exatamente àquela ação, àquele forte protagonismo. A OAB tem sido um marco essencial na garantia do Estado Democrático de Direito, na garantia da Justiça e na garantia da cidadania. É impensável uma sociedade democrática sem a presença da OAB”, analisou o ex-presidente da OAB Campo Maior, Décio Soares Mota.
“Não haveria melhor lugar para esta sede. Estamos bem no centro de três escolas muito importantes para nossa cidade. O que demonstra que a OAB e a advocacia sempre estão perto da comunidade, estão perto da população”, pontuou o ex-presidente da OAB Subseção de Campo Maior, Wilson Spindola Rodrigues Silva.












