OAB-PI

Nota de Solidariedade da OAB Piauí

Nota de Solidariedade da OAB Piauí

8 de outubro de 2024

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, vem a público manifestar solidariedade ao Advogado João Carlos Alves dos Santos Silva, em razão do atentado ocorrido em sua residência no dia 6 de outubro, após o resultado das eleições municipais em Porto Alegre do Piauí.

É inaceitável que, em um processo democrático, a ser pautado pelo respeito, pela diversidade de ideias e pelo debate civilizado, ocorram atos de violência e intimidação como o que se abateu sobre o imóvel do Advogado João Carlos. O uso de fogos de artifício para atacar o patrimônio de um cidadão, especialmente um candidato a um cargo público, é um ato que fere os princípios democráticos e os direitos fundamentais.

A OAB Piauí reafirma seu compromisso com a defesa da democracia, da liberdade de expressão e do respeito ao debate político, sendo inadmissível toda e qualquer forma de violência que vise silenciar vozes ou deslegitimar a participação política de qualquer indivíduo.

É fundamental que a sociedade se una em defesa dos valores democráticos e do estado de direito, garantindo que todos possam exercer seu direito de participação política sem medo ou ameaças.

Estendemos nosso apoio ao Advogado João Carlos Alves dos Santos Silva e à sua família, na esperança de que a justiça seja feita punindo os criminosos e que atos como esse não se repitam.