OAB-PI

São João do Piauí recebe sessões do documentário Silêncio dos Homens

São João do Piauí recebe sessões do documentário Silêncio dos Homens

13 de março de 2020

Proporcionando um momento de disseminação de conhecimentos, nesta sexta-feira (13), a cidade de São João recebeu a exibição do documentário “O Silêncio dos Homens” e o Grupo Reflexivo Itinerante – masculinidades. A ação contou com o apoio da OAB Piauí, por meio da Comissão de Apoio à Vítima de Violência (CAVV), do Poder Judiciário e da ONU Mulheres.

Ao todo, foram três sessões de exibição que foram realizadas no Auditório Centro Cultural, na Unidade Escolar Raimundo Paulo Alves e na Unidade Escolar Salomão Carvalho.

A ação aconteceu em alusão ao dia em que foi sancionada no Brasil a Lei do Feminicídio, 9 de março, em virtude da necessidade de se debater sobre o tema. O feminicídio, que é o homicídio cometido contra mulheres motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero, é a maior violação aos Direitos Humanos contra a mulher.

Avaliando positivamente a ação, a Presidente da Comissão de Apoio à Vítima de Violência, Alba Vilanova, ressaltou que a exibição do filme tem o intuito de abrir um centro de debates e questionamentos. “Foi extremamente relevante levar a exibição desse documentário para o interior do Estado do Piauí. Além disso, promovemos rodas de conversa para ouvir e compartir experiências sobre a temática masculinidade. As dores, qualidades, omissões e processos de mudança dos homens foram os principais pontos abordados durante o evento”, ressaltou.

O documentário “O silêncio dos homens” é o resultado de um ano de pesquisas e entrevistas pelo Brasil, além de meses de gravações com mais de 40.000 pessoas escutadas. O filme produzido pelo projeto Papo de Homem, em parceria com a Zooma Inc, foi patrocinado pela Natura Homem e a Reserva. Assim como o documentário, os dados da pesquisa também serão 100% públicos por meio de um convênio com o Consórcio de Informações Sociais (CIS) da USP.