Roda de conversa sobre Consciência Negra e Inclusão reúne estudiosos e líderes de movimentos sociais na OAB-PI

7 de dezembro de 2022 às 8:47h

A 1ª Roda de Conversa sobre Consciência Negra e Inclusão, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, reuniu estudiosos, líderes de movimentos sociais e advogados (a), nesta terça-feira (06/12). O evento teve como tema central a representatividade de Esperança Garcia para a advocacia feminina e negra do Brasil.

Ao longo do evento, especialistas apresentaram estudos e teses sobre temas como “Racismo institucional e o empoderamento da mulher negra”, “A advocacia e o combate ao racismo”, “O processo de inclusão educacional e o racismo” e “O racismo estrutural e suas mazelas”.

O evento foi aberto com a fala do presidente da Seccional OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto. As palestras foram realizadas em formato presencial e virtual, com transmissão pelo Youtube.

Daniela Freitas, vice-presidente da OAB-PI, destacou que é uma temática de alta relevância social. “Esse foi um trabalho idealizado com muito empenho e carinho. Queremos quebrar as barreiras do racismo estrutural e institucional e os temas trabalhados na nossa roda de conversa tem esse intuito. Trouxemos representantes de várias instituições e movimentos sociais para apresentar diferentes perspectivas sobre o tema, mas que possuem um mesmo propósito: consciência e inclusão. Este foi o primeiro evento de muitos que faremos com o objetivo de debater e de efetivar ações antirracistas e de inclusão. Estou muito feliz e grata pela participação de todas e todos”, pontua.

RODAS DE CONVERSA

Logo em seguida, uma palestra magna, com o tema “A Carta e a Vida de Esperança Garcia, a primeira advogada do Brasil”, foi conduzida pelo professor Elio Ferreira. A primeira roda de conversa apresentou visões sobre o tema “Racismo institucional e o empoderamento da mulher negra”, conduzida pela vice-presidente Daniela Freitas e pelas advogadas Carla Cruz e Lorrane Carvalho.

O segundo tema “A advocacia e o combate ao racismo” foi ministrado pela conselheira seccional, Juliana Oliveira; conselheiro seccional, Hilberto Evangelista; e pela presidente da Comissão de Igualdade Racial, Natália Cardoso.

A professora Socorro Brito e a advogada Maria Fernanda Brito do Amaral debateram sobre “O processo de inclusão educacional e o racismo”, em mesa mediada pela Conselheira Federal Isabela Paranaguá. A roda de conversa encerrou-se com o tema “O racismo estrutural e suas mazelas”, conduzido pela defensora pública, Hildeth Evangelista e pelo advogado Orlando Segundo.

Ao final do evento, foi feito o lançamento de obras de escritores negros, que concederam autógrafos.

 

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba