Representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rogério Almeida, esteve presente durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Teresina. A audiência aconteceu na quinta-feira (26/05), com o objetivo de tratar sobre exploração sexual de crianças e adolescentes em Teresina.
“O artigo 227 da Constituição Federal precisa ser efetivamente cumprido e isso se faz com educação e divulgação de ações nas redes sociais, na imprensa. É necessário que a família tenha conhecimento de como prevenir e como identificar os potenciais casos de abuso. Cerca de 85% dos abusos ocorrem dentro de casa e por familiares, por pessoas que têm autorização para ter acesso à família”, pontuou o presidente da Comissão. O advogado acrescenta ainda que é importante que os pais e responsáveis fiquem atentos e orientem os filhos.
Rogério Almeida acrescentou ainda que o poder público precisa atuar ainda mais contra casos de abuso sexual de crianças e adolescentes. “O poder público precisa melhorar a sua rede de atendimento de saúde, incluir mais médicos especialistas, terapeutas e psicólogos para que possam atuar na prevenção e no tratamento dos sintomas e efeitos do abuso, como o estresse pós-traumático”, declarou.
