OAB-PI

Nota de Repúdio em defesa das prerrogativas do advogado Nonato Weslley da Silva Borges

Nota de Repúdio em defesa das prerrogativas do advogado Nonato Weslley da Silva Borges

12 de março de 2022

A Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí vem a público manifestar o seu integral e veemente repúdio ao lamentável fato ocorrido no dia 09 de março de 2022, na cidade de São Raimundo Nonato-PI, e reafirmar o seu incondicional apoio ao Advogado Nonato Weslley da Silva Borges, vítima de agressão e ameaça, em razão de seu exercício profissional, pelo companheiro de uma servidora pública do referido município.

É preciso pontuar que, nos termos do art. 133 da Constituição Federal de 1988, o Advogado é indispensável à administração da Justiça, exatamente por servir como escudo dos direitos e das garantias fundamentais de toda e qualquer pessoa, prestando serviço público e exercendo função social. Ele, ao atuar na defesa e na promoção dos direitos e interesses dos seus constituintes, contribui substancialmente na promoção de uma sociedade mais livre, justa e solidária. Logo, por força de lei, deve receber tratamento compatível com a dignidade da Advocacia e condições adequadas para o seu desempenho.

Importante ressaltar que as prerrogativas do Advogado preservam a autonomia e a altivez do profissional. Não é, portanto, admissível, em hipótese alguma, a sua inobservância, sob pena de afronta ao próprio Estado Democrático de Direito. Assim sendo, nada justifica o comportamento hostil direcionado ao advogado Nonato Weslley da Silva Borges.

Ao reiterar a sua firme postura em defesa das prerrogativas, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí repudia condutas como a mencionada, ao mesmo tempo em que afirma que adotará as providências pertinentes, com vistas a assegurar o respeito às garantias fundamentais, o império da lei e o regular funcionamento das instituições.

Por fim, a OAB/Piauí se solidariza com o Advogado Nonato Weslley da Silva Borges e reafirma o compromisso de se manter sempre atenta e vigilante para combater ataques contra a Advocacia Piauiense.

 

 

Teresina-PI, 11 de março de 2022.

FRANCISCO ALBELAR PINHEIRO PRADO

Presidente da Comissão de Prerrogativas dos Advogados da OAB/Piauí

JOÃO VICTOR SOUSA

Vice-Presidente da Comissão de Prerrogativas dos Advogados da OAB/Piauí

VALDIRENE RIBEIRO SAMPAIO

Secretária-Geral da Comissão de Prerrogativas dos Advogados da OAB/Piauí

LUANA RAYANA SOARES BARROSO

Secretária-Geral Adjunta da Comissão de Prerrogativas dos Advogados da OAB/Piauí