OAB-PI

OAB Piauí participa de desagravo em favor de Advogado agredido por policiais em Goiás

OAB Piauí participa de desagravo em favor de Advogado agredido por policiais em Goiás

28 de julho de 2021

Por nenhuma prerrogativa a menos! A OAB Piauí participou, nesta quarta-feira (28), de Desagravo Público em repúdio às agressões sofridas pelo Advogado Orcélio Ferreira Silvério Júnior, em Goiânia, no dia 21/08. O ato foi realizado na Praça da Bíblia, ao lado do local onde Policiais Militares do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO) imobilizaram e atacaram o Advogado.

Marcus Nogueira, Presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados da OAB Piauí, participou do ato e destacou que a Seccional sempre atuará na defesa das prerrogativas da Advocacia, na luta por justiça e na valorização da cidadania. “Este Desagravo, que reuniu a Advocacia de todo país, é para reconhecer a honra e o trabalho de Orcélio Ferreira e exigir que as prerrogativas de advogados e advogadas sejam respeitadas. Sempre atuaremos firme contra abusos e em defesa da Democracia. Nós do Piauí declaramos mais uma vez o nosso apoio e estaremos firmes na cobrança por respostas” declarou.

O Advogado desagravado, Orcélio Ferreira Silvério, agradeceu a solidariedade dos amigos de profissão e, especialmente, o apoio da OAB Piauí. “Juntos somos fortes e não vamos nos calar diante das ilegalidades”, disse.

Diante dos atos hediondos contra o Advogado, a OAB Piauí manifestou seu apoio e solidariedade, por meio de Nota de Repúdio, já que os fatos, divulgados em vídeos e, também na imprensa, deixou clara a abordagem policial brutal na qual a vítima foi imobilizada e covardemente agredida, verbal e fisicamente, pelos policiais militares do Goiás. Os relatos e as imagens do crime evidenciaram que a ação foi desproporcional, atentando contra as garantias fundamentais titularizadas por todos os cidadãos.

Acesse a nota na íntegra.

Marcus Nogueira representando a OAB Piauí em Desagravo Público na cidade de Goiás

O Secretário-Geral da OAB Nacional, José Alberto Simonetti, que representou o Presidente Nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, destacou que a Advocacia jamais se curvará a atos de agressão e desrespeito e que a OAB age para defender a cidadania e os valores democráticos. “Estou aqui hoje ao lado de tantos outros que cruzaram os céus do Brasil para reconhecer o heroísmo, a coragem e o destemor do colega Orcélio Ferreira. Hoje, Orcélio tem ao seu lado as vozes de um milhão e 300 mil advogados e advogadas, como escudo e defesa para que as prerrogativas sejam respeitadas. A OAB age para combater o arbítrio e defender a cidadania e os calores democráticos”, afirmou.

Também presente no ato, o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Alexandre Ogusuku, disse que Orcélio Ferreira é uma inspiração para toda a advocacia. “Mais do que repudiar, estamos aqui para dizer que vossa excelência é uma inspiração para seguirmos na advocacia com coragem e defendendo os ideais do Estado Democrático de Direito. Hoje somos todos Orcélio. O que aconteceu aqui foi um crime de tortura, praticado por policiais, e contra eles a Ordem não medirá esforços no campo penal e no campo civil para resgatar a dignidade do doutor Orcélio e da democracia”, disse.

Como medida do Desagravo, a OAB Nacional ingressará com ação civil pública com pedido de indenização contra o Estado de Goiás por causa das agressões praticadas por policiais militares contra o advogado Orcélio Ferreira Silvério Júnior. Os militares foram afastados após atuação da Ordem. A OAB Nacional tem acionado diversos quadros da entidade em diferentes instâncias para acompanhar cada desdobramento do caso.

Confira aqui a íntegra do desagravo da OAB Nacional

Confira aqui a íntegra do Desagravo da OAB-GO