1º Seminário Constitucional da OAB Piauí reuniu palestrantes de todo o Brasil; Ministra Cármen Lúcia falou por videoconferência

1 de novembro de 2022 às 12:44h

O 1º Seminário Constitucional sobre a efetividade do princípio da solidariedade, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, reuniu palestrantes, renomadas figuras do Direito e estudantes, nesta segunda-feira (31/10). Foram mais de 10h de abordagens sobre as principais conquistas e garantias da sociedade nos 34 anos de vigência da Constituição da República Federativa do Brasil.

A Seccional teve como palestrante de honra a Ministra Cármen Lúcia do Supremo Tribunal Federal (STF). Por videoconferência, em mesa conduzida pelo presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, a ministra tratou sobre a efetividade da solidariedade constitucional no contexto contemporâneo.

“A palestra da ministra foi extraordinária, pois trouxe muita luz para a discussão sobre os princípios constitucionais da solidariedade, da dignidade humana e o respeito fundamental, direitos de todos os cidadãos em todas as cidadãs. Um marco para a nossa Seccional”, destaca Celso Barros.

De acordo com o advogado Jacinto Teles Coutinho, presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da Seccional OAB Piauí, pasta organizadora do evento, o Seminário superou as expectativas em sua primeira edição.

“Sem dúvidas, um evento que marca o calendário da OAB. Tivemos por aqui palestrantes de setores importantes da sociedade, como o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, que veio dar a sua contribuição e a participação dos advogados e advogadas, dos acadêmicos de direito, sobretudo da Universidade Federal”, destaca.

Jacinto Teles cita ainda a convergência de ações da Seccional para o sucesso do Seminário que teve mais de 340 inscritos. “Agradecemos pelo empenho e participação de todos. Pelas parcerias formadas com o CEJA, às Comissões que nos deram suporte, aos funcionários, à presidência pela contribuição imensurável, por meio de Celso Barros, ao tesoureiro-geral e à CAAPI, que tiveram participação efetiva no sentido da logística”, lembra.

A discussão sobre os aspectos da Constituição Cidadã para a reestruturação política e a redemocratização no Brasil contou com a participação do presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto; o presidente da ESA-PI, Thiago Carcará, Silvio Barbosa, o penalista Ítalo Gustavo Leite, Jacinto Teles, Rômulo Plácido ex-defensor público geral da DPU, e a advogada Beatriz Cardoso Leal.