10º Edição da Revista Científica da OAB-PI é lançada; obra teve a coordenação da professora Karenina Tito e Nestor Ximenes

24 de agosto de 2022 às 10:25h

A 10º Edição da Revista da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, foi publicada na última quinta-feira (19/08), no Auditório da Escola Superior da Advocacia (ESA-PI). A obra mantém seu propósito de fomentar o debate em torno do Direito, com olhares voltados a seus clássicos institutos, com a divulgação de pesquisas relacionadas ao que há de mais atual na jurisprudência do Brasil e de outros países.

O diretor-geral da Escola Superior da Advocacia, Thiago Carcará, afirmou que a revista passou por uma reformulação com o intuito de buscar uma estratificação maior no “Qualis Capes” do Ministério da Educação (MEC). “Hoje a revista é indexada no Qualis C e estamos buscando a indexação no Qualis B4 ou B3. Por isso tivemos nessa última edição algumas doutrinas estrangeiras, com artigos espanhóis, e também doutrinas nacionais. Além disso, tivemos um corpo editorial nacional e estrangeiro”, destacou.

Nesta edição, em continuidade a um trabalho realizado na primeira gestão do presidente Celso Barros Coelho Neto, o Conselho Editorial foi coordenado pelos professores e advogados Karenina Tito e Nestor Ximenes. “Fazer essa seleção não é uma tarefa fácil, mas nos desdobramos para selecionar trabalhos que possam dar continuidade à missão”, afirmou a advogada Karenina Tito.

No trecho do livro que fala sobre a doutrina nacional, são apresentados oito trabalhos inéditos, com temas variados e instigantes, que percorrem o Direito de forma ampla. Já no lançamento da seção de doutrina estrangeira, foi abordada “A Lei Angolana sobre Transplante de células, Tecidos e órgãos: uma breve apresentação”, no qual faz referência aos aspetos jurídicos da transplantação, tendo como vetor o respeito pelo princípio da dignidade da pessoa humana.

Além dela, o trabalho intitulado “La Reclamación dolosa o fraudulenta en las garantias a primeira demanda”. Os temas apresentados foram escolhidos com o objetivo de atrair o interesse de todos que têm a oportunidade de aproveitar a leitura.