Sessão Ordinária do Conselho Pleno aprova regulamento geral das Comissões Temáticas e debate as diversas ações da OAB frente à pandemia

26 de junho de 2020 às 10:40h

Deliberando pautas relevantes em prol da advocacia piauiense, o Conselho Pleno da OAB Piauí esteve reunido, virtualmente, durante Sessão Ordinária. O encontro aconteceu por meio da Plataforma Zoom, na tarde dessa quinta-feira (25), e foi conduzido pelo Presidente da Seccional, Celso Barros Coelho Neto.

Ao longo da Sessão, diretores da OAB Piauí e Conselheiros Seccionais deliberaram e aprovaram a Resolução sobre o Regulamento Geral das Comissões Temáticas da Seccional Piauí. O processo foi de relatoria da Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício.

Atualmente, a OAB Piauí conta com a atuação de 69 Comissões Temáticas, com mais de 3500 membros advogados e advogadas inscritos que trabalham diuturnamente em prol da Advocacia e da sociedade.

Sobre a pauta, o Presidente Celso Barros Coelho Neto, parabenizou a iniciativa da relatora e destacou a importância da regulamentação das Comissões no âmbito estadual. “As nossas Comissões Temáticas funcionam como verdadeiros pulmões da nossa entidade e, portanto, possuem forte atuação. Por isso, a relevância dessa padronização para que os membros tenham um norte e possam aperfeiçoar as suas ações que são desenvolvidas diariamente. Essa regulamentação vem em boa hora para evitar uma desarmonia dentro do próprio sistema, além de padronizar processos internos. Parabenizo a iniciava da relatora e nossa Vice-Presidente, Alynne Patrício, por ter a sensibilidade de compreender a necessidade e a importância desta matéria”, declarou.

Segundo a Vice-Presidente, Alynne Patrício, a resolução vem para auxiliar a Ordem na efetividade das ações desenvolvidas pelas comissões, alinhando o fluxo de processos. “A intenção é primar sempre pelo fortalecimento e defesa da Advocacia, sendo o elo de comunicação entre a Advocacia e a sociedade. Este é apenas o primeiro passo para a formalização da organização normativa e administrativa que se pretende deixar como legado da nossa gestão de modo que, após a aprovação do Regulamento Geral, os Regimentos Internos de todas as Comissões também deverão ser trazidos à apreciação de nosso Conselho Seccional”, reforçou.

Ainda durante a Sessão, a advogada Sara Morgana Silva Carvalho Lopes tomou posse como Conselheira Seccional e o advogado Jader Madeira Portela Veloso como membro do TED.

A diretoria e os conselheiros debateram sobre as inúmeras ações que estão sendo realizadas frente à pandemia, bem como o lançamento de duas Pós-Graduações gratuitas (Direito Constitucional e Administrativo/Direito Penal e Processo Penal), ofertadas recentemente pela OAB Piauí.

Também integraram a reunião os demais diretores da instituição Nara Letícia Couto (Secretária-Geral Adjunta) e Einstein Sepúlveda (Diretor-Tesoureiro); os Conselheiros Federais da OAB Geórgia Nunes, Raimundo Júnior e Thiago Carcará; a Ouvidora-Geral e Conselheira Seccional da OAB Piauí, Élida Fabrícia Franklin; o Presidente do TED-Piauí, Guilardo Medeiros; o Diretor-Geral da ESA Piauí, Aurélio Lobão; e os demais Conselheiros Seccionais.