OAB-PI

Primeiro dia do “Advocacia Criminal em Pauta” celebra conquistas de igualdade de gênero e cotas raciais

Primeiro dia do “Advocacia Criminal em Pauta” celebra conquistas de igualdade de gênero e cotas raciais

15 de dezembro de 2020

“Na luta de Esperança Garcia, desde 1770, passando pela nossa Membro Honorária Vitalícia, Fides Angélica, primeira Presidente Mulher de uma Seccional de OAB, hoje a história está sendo reescrita”, ressaltou a Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício, durante a abertura do “Advocacia Criminal em Pauta”. O evento aconteceu no Auditório da OAB Piauí, nesta terça-feira (15), e durante a abertura foram debatidas pautas como a aprovação da implementação da paridade de gênero em todas as chapas e diretorias da entidade, tanto nas Seccionais quanto no Conselho Federal e da política de cotas raciais para negros (pretos e pardos), no percentual de 30%, nas eleições da OAB. As decisões foram aprovadas nessa segunda-feira (14) pelo Conselho Federal da OAB.

O evento, que foi realizado em homenagem ao Dia da Advocacia Criminal e ao Dia da Mulher Advogada, foi conduzido pela Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício, que ressaltou o valor e a força da Advocacia feminina. “Nesses 90 anos de OAB, estamos vendo agora a oportunidade da história ser reescrita. Foram muitas mulheres aguerridas que passaram por aqui e que levantavam a bandeira da igualdade. Nós não seremos as últimas. Essa plateia aqui de hoje está repleta de jovens Advogadas que vão contar essa história, juntamente com todas nós, e auxiliarão na construção de um futuro ainda mais representativo e de igualdade”, reforçou.

Em seguida, durante o debate “Mulheres Advogadas”, a Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dalva Fernandes, destacou a necessidade da representatividade da mulher na sociedade. “Hoje, estamos celebrando uma data mais que especial. É o Dia da Mulher Advogada e com essa celebração vem uma grande e relevante conquista que mudará a nossa realidade, com a garantia da paridade de gêneros nos espaços de poder da Ordem. Essa atual realidade está acontecendo graças às mulheres guerreiras e fortes que nos antecederam e que foram abrindo espaços”, disse.

“Me sinto muito feliz em estar aqui nesse evento tão relevante para a Advocacia Criminalista piauiense. Quero destacar a força da Advocacia feminina, que vêm conquistado o seu lugar com muito protagonismo. A nossa luta não vem de hoje, pelo contrário, é histórica. Nossa luta se traduz em prol do Estado, do Direito e da sociedade”, frisou a Ex-Conselheira Federal da OAB, Eduarda Mourão.

A Conselheira Federal da OAB pelo Estado do Piauí, Geórgia Nunes, também comemorou a aprovação do CFAOB. “Eu ainda estou extasiada com a decisão aprovada nessa segunda-feira (14) pelo Conselho Pleno da OAB. O dia de ontem foi mais que histórico, foi inesquecível. É muito bom e extremamente gratificante saber que conseguimos mudar essa realidade. O Conselho Federal da OAB fez justiça à Esperança Garcia, primeiro pelo seu resgate e reparação histórica, garantindo a política de cotas raciais para negros (pretos e pardos), no percentual de 30%, nas eleições da OAB, bem como pela garantia da igualdade de gênero”, destacou.

Organizadora do evento, a Ouvidora-Geral e Conselheira Seccional da OAB Piauí, Élida Fabrícia Franklin, também celebrou a conquista para a Advocacia feminina brasileira. “Precisamos celebrar. A partir de hoje, com a aprovação da paridade de gênero no sistema OAB, teremos a metade do poder de decisão. Sim, isso é uma política afirmativa, mas também se concretiza como um fato histórico que marcará gerações. Acredito que somos parte desta conquista e cada uma que está aqui é parte da história viva do poder de autoafirmação da mulher advogada”, comemorou.

Dando início às palestras, Alynne Patrício ministrou sobre “Criminologia Feminista, Violência de Gênero e Crimes Sexuais contra a Mulher”. Em seguida, a Vice-Presidente da OAB Jovem de Minas Gerais, Amanda Melo, debateu sobre a “Persuasão e a Mulher na Tribuna”. Já a palestra “Postura Profissional” foi conduzida pela Advogada Criminalista e Idealizadora da Mentoria Penal da Prática, Brenda Winter.

O Advogado Criminalista e Idealizador do Orgulho de Ser Criminalista, Rawlinson Ferraz, palestrou sore “Feminicídio e Tribunal do Júri”. O momento aconteceu por meio de transmissão da Plataforma Zoom.

Por fim, o evento contou com as reflexões sobre O Diferencial da Mulher na Tribuna do Júri, destacada por Élida Franklin; e, em seguida, os participantes foram contemplados com as explanações do Advogado Criminalista Zanone Júnior, que debateu sobre “Aspectos Gerais do Tribunal do Júri”.

O evento segue nesta quarta-feira (16), também na OAB Piauí, onde contará com as palestras sobre os seguintes temas: Mulheres de Carreira Jurídica; Criminologia Feminista, Violência de Gênero e Crimes Sexuais Contra a Mulher; O Livre Convencimento Motivado e o Rebaixamento do Standart Probatório; dentre outros.