Presidente da OAB Piauí íntegra Seminário Internacional Constitucionalismo, Separação de Poderes e Processo Político no Brasil

13 de agosto de 2020 às 17:09h

Na manhã desta quinta-feira (13), o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, participou do Seminário Internacional Constitucionalismo, Separação de Poderes e Processo Político no Brasil. Com transmissão pelas redes sociais, o evento promovido pelo Núcleo de Estudos Políticos e Eleitorais (NEPE) e Programa de Mestrado em Direito da Universidade Federal do Piauí, reúne nomes da política, do meio acadêmico e da economia.

Durante o primeiro dia do Seminário, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Neto, coordenou a mesa “Constituição, Democracia e Supremacia Judicial”, do qual fizeram parte Leandro Molhano Ribeiro, Doutor em Ciência Política; Cléber de Deus, Professor e Pós-Doutor em Ciência Política; Heloisa Fernandes Câmara, Doutora em Direito; e Deborah Dettmam, Doutora em Direito Constitucional.

Celso Barros Coelho Neto apresentou os três palestrantes e destacou o papel atual da Advocacia. “Enquanto pesquisadores e reinventores do Direito, devemos estar atentos às vicissitudes que essa pandemia nos trouxe, mas confiando sempre no ar democrático e na supremacia nos interesses da Constituição Federal acima de tudo”, disse.

Entre os temas debatidos, estiveram a divisão dos Poderes trazida pela Constituição Federal de 1988, independentes e harmônicos entre si, suas características, funcionamento e limites impostos ao Executivo, Legislativo e Judiciário, com destaque para os dilemas enfrentados em torno da Supremacia Judicial.