Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Neto, integra lançamento da Campanha “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica no Estado”

24 de julho de 2020 às 15:26h

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, participou do lançamento da Campanha “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica no Piauí”. A Campanha foi lançada na manhã desta sexta-feira (24) pela Deputada Federal Rejane Dias, por meio da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, e reuniu autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A iniciativa, em âmbito nacional, é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com apoio da bancada feminina da Câmara, entidades representativas e governos dos Estados.

A criação da campanha é o primeiro resultado prático do grupo de trabalho criado pelo CNJ para elaborar estudos e ações emergenciais voltados a ajudar as vítimas de violência doméstica durante a fase do isolamento social. Um dos objetivos centrais é prestar o auxílio necessário às mulheres no momento do pedido de ajuda.

Para o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, o momento é necessário e relevante, tendo em vista as estatísticas de violência doméstica contra as mulheres no país.

“Quero aproveitar a oportunidade para enaltecer o lançamento desta Campanha em nosso Estado e frisar que a OAB Piauí sempre levantou a bandeira de defesa dos direitos das mulheres. Por isso, coloco a nossa entidade à disposição, por meio dos nossos 15 mil advogados e advogadas, bem como pela atuação das nossas Comissões Temáticas que atuam fortemente na luta pelos Direitos Humanos, defesa dos Direitos da Mulher e Apoio às Vítimas de Violência. Inclusive, já lançamos a campanha do sinal vermelho em todas as Subseções, incentivando a divulgação nas cidades, pois acreditamos na necessidade urgente do combate à violência contra a mulher, principalmente, nesse período de isolamento onde a violência, muitas vezes, está dentro de casa”, destacou.

A Deputada Rejane Dias também expressou a relevância da Campanha para a sociedade piauiense, ao tempo em que frisou o apoio de órgãos e entidades na luta contra a violência doméstica. “Tivemos uma grande aceitação, de órgãos de Justiça, entidades, Delegacias, governo do Estado e Prefeituras. Uma campanha do CNJ e da AMB que ganha o Piauí nesse momento. Vamos juntos entrar nessa campanha de fortalecimento das mulheres e de combate à violência doméstica no Piauí”, ressaltou.

Representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), Defensoria Pública do Estado (DPE), Ministério Público (MP-PI), Governo do Estado, Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI), Associação dos Magistrados Piauienses, Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Piauí, dentre outros órgãos e instituições integram o lançamento virtual, pela plataforma do Youtube.

Campanha Sinal Vermelho

As mulheres vítimas de violência doméstica podem buscar ajuda em farmácias do Piauí. O protocolo é simples: com um “X” vermelho na palma da mão, que pode ser feito com caneta ou mesmo um batom, a vítima sinaliza que está em situação de violência. Com o nome e endereço da mulher em mãos, os atendentes das farmácias e drogarias que aderiram à campanha devem ligar, imediatamente, para o 190 e reportar a situação. O projeto conta com a parceria de 10 mil farmácias e drogarias em todo o país.