Observatório de Candidaturas Femininas realiza Lançamento Nacional de coordenações

5 de maio de 2020 às 10:47h

Seguindo o projeto de expansão para a capacitação e suporte das candidaturas femininas para as eleições de 2020, o Observatório de Candidaturas Femininas, em parceria com a OAB Piauí, realizou o lançamento virtual de nove coordenações regionais. O evento aconteceu na última quinta-feira (30) e teve a participação da Presidente Nacional da Comissão da Mulher Advogada e Conselheira Federal, Daniela Borges; do Secretário Geral da OAB Nacional, Betto Simonette; do Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, e de Presidentes de outras Seccionais.

Valéria Paes Landim, fundadora do Observatório Nacional de Candidaturas Femininas, explica que as ações do projeto são apoiadas para colaborar para ao aumento do número de mulheres candidatas e eleitas.

“O Brasil tem 5.568 municípios e, destes, temos apenas 649 prefeitas, uma representatividade de 11% nos cargos executivos municipais, um número extremamente baixo. As coordenadoras regionais serão um grande suporte para que o engajamento das mulheres na política cresça cada vez mais e as mulheres ganhem representatividade no meio político”, afirma.

Para o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, a instituição deve garantir a valorização da Mulher em todas as instâncias, sempre na construção de ações de apoio na sociedade. “Acreditamos que este espaço contribuirá na promoção do exercício político feminino, dando voz às mulheres e fortalecendo sua participação nos espaços de poder e decisão”, destacou.

Em sua fala durante o lançamento, a Presidente Nacional da Comissão da Mulher Advogada e Conselheira Federal, Daniela Borges, destacou que “não há democracia efetiva sem representatividade. Esse projeto é uma forma de estimular e viabilizar a maior presença de mulheres nos cargos eletivos”.

A Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Piauí e Vice-Presidente Nacional do Observatório, Dalva Fernandes, garantiu o apoio contínuo de iniciativas que colaborem para a conquista da igualdade e pelo fortalecimento da atuação feminina na sociedade. “Precisamos incentivar e eleger mais prefeitas, vereadoras e senadoras e ter, de fato, mulheres ocupando espaços políticos e não apenas cumprindo cotas”.

Confira aqui a lista de Coordenadoras Regionais do Observatório De Candidaturas Femininas:

Amanda Waquim (Núcleo I) – Maranhão
Anne Louise – Amazonas
Claudia Sobreiro – Rio Grande do Sul
Delzira Menezes – Goiás
Deputada Estadual Augusta Brito – Coordenadora Projeto Piloto – Assembleia Legislativa do Ceará
Emma Bueno – Paraná
Evanilde Marinho – Rondônia