OAB Piauí integra reunião do Fórum Interinstitucional Permanente em Saúde Pública

7 de fevereiro de 2020 às 18:58h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Direito da Saúde (CDS), participou da reunião do Fórum Interinstitucional Permanente em Saúde Pública do Estado do Piauí, nesta quinta-feira (6). Na ocasião, os gestores trataram sobre a carência de recursos humanos nos hospitais públicos do Estado.

Abrindo os trabalhos, o Promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Enir Pontes, discorreu sobre a tramitação da ação judicial que solicita, junto ao Governo do Estado, a resolutividade quanto à escassez de profissionais médicos nos hospitais. “Há uma necessidade urgente de concursos públicos pela carência de recursos humanos em toda a rede estadual. O Ministério Público atuou sob essa pauta durante todo o ano de 2019 e, por 2 vezes, nos reunimos junto ao Governo e reclamamos sobre essa situação, mas ainda não obtivemos êxito”, relatou

Com a palavra, o integrante da CDS da OAB Piauí, Olivaldo Lima, destacou o compromisso da OAB com a causa e em defesa de mais incentivos na saúde pública. “Estamos aqui porque entendemos a gravidade do problema da saúde pública do Estado. Nos deparamos com uma grande dificuldade e sabemos que faltam profissionais para diversas áreas. Agrademos o convite e nos colocamos à disposição”, disse.

“Já passamos do prazo de somente discutir sobre a realidade. Acredito que hoje precisamos tomar uma decisão urgente sobre a necessidade de profissionais médicos nos hospitais de todo o Estado”, destacou a Presidente do Conselho Regional de Medicina, Miriam Perpetua Palha dias Parente.

Participaram da reunião, a integrante da CDS da OAB Piauí, Luíza Sousa; a Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COMSEMS/PI); a Diretora-Técnica do Hospital Natan Portela, Elna Amaral; a Presidente do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), Rodrigo Amorin Nunes; a Coordenador Estadual da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado e Saúde (SESAPI) Estado SESAPI, Telmo Mesquita; o Diretor do Hospital Infantil, Vinícius Nascimento.