OAB Piauí criará Grupo de Trabalho e apresentará proposta de ação à nova gestão do TJ-PI sobre baixa produtividade do Judiciário Estadual

9 de dezembro de 2020 às 17:16h

Com o intuito de lutar por uma melhor prestação jurisdicional no Estado, a OAB Piauí enviou ofícios à Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-P) e à Corregedoria-Geral de Justiça, na última segunda-feira (07), sugerindo a criação de um grupo de trabalho para avaliar os números e dados contidos nos relatórios do CNJ acerca da baixa produtividade do Poder Judiciário Estadual. Agora, nesta quarta-feira (09), a OAB Piauí enviou novo ofício informando que estará à frente do grupo de trabalho para avaliar os dados para sugerir novas ações à nova gestão do Tribunal.

Confira também: OAB Piauí sugere ao TJ-PI criação de Grupo de Trabalho para avaliar dados apresentados pelo CNJ sobre baixa produtividade da Justiça Estadual

Em resposta ao primeiro ofício da OAB, o Presidente do Tribunal, Desembargador Sebastião Martins Júnior, informou que, diante da proximidade do recesso forense, com as atividades se encerrando no dia 18 de dezembro de 2020, bem ainda com a agenda apertada nesta reta final, recomendou à OAB Piauí a renovação da proposição de criação do Grupo de Trabalho para análise da próxima gestão.

A OAB entende que a pauta em questão é de extrema urgência, tendo em vista os resultados do CNJ sobre os Tribunais brasileiros, no qual o TJ-PI figura a 27ª posição do ranking no quesito produtividade.

“Em virtude deste atual cenário, a Seccional Piauí, preocupada em buscar alternativas mais seguras para transformar essa realidade, já está se debruçando sobre os dados apresentados pelo CNJ, com o intuito de apresentar soluções ao Tribunal. Não podemos aceitar essa realidade, fato que, infelizmente, remonta há muitos anos e estamos aqui na condição de somar esforços e contribuir para uma Justiça mais célere e efetiva”, ressaltou o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho.

Segundo o Diretor-Tesoureiro e Presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário da Seccional Piauí, Einstein Sepúlveda, “a OAB Piauí já dará encaminhamento para a criação do Grupo de Trabalho que apresentará um relatório de ações à nova gestão do Tribunal. Paralelo a isso, nós da Seccional Piauí também já estamos agendando reuniões com outros atores do sistema de Justiça”, frisou.

Confira os ofícios na íntegra:

Nº 523 e 524/2020

Nº 527/2020

Confira a resposta do TJ-PI

 

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba