“OAB nas Subseções” em Floriano

22 de setembro de 2020 às 18:48h

Em mais um evento “OAB nas Subseções”, a Diretoria da OAB Piauí esteve reunida, virtualmente, com a Diretoria e a Advocacia da Subseção da OAB de Floriano, nessa segunda-feira (21). A reunião foi conduzida pelo Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, que ressaltou a função do projeto para as Subseções da OAB.

“Estamos em mais um evento virtual para conversar com a Advocacia e ver se certa forma ainda que à distância como está a realidade de Floriano e região. Nosso papel é ouvir e buscar soluções por meio do amplo diálogo e, mais do que isso, promover essa aproximação com a advocacia de cada Subseção dessa forma virtual em decorrência da pandemia ”, disse o Presidente Celso Barros Coelho Neto.

O funcionamento da Justiça, perícias médicas no âmbito da Justiça Federal, aperfeiçoamento tecnológico, atuação de escritórios de Advocacia sem profissionais inscritos nos quadros da entidade e a atuação dos cartórios foram alguns dos temas relatados pelos Advogados e Advogadas de Floriano e região.

Falando em nome da Advocacia, o Presidente da Subseção de Floriano, Leonardo Cabedo, parabenizou a iniciativa da Seccional Piauí. “Agradecemos o apoio da Seccional e da ESA Piauí por sempre estarem atendendo os nossos pleitos e contribuírem para a qualificação da nossa Advocacia de Floriano e região. Apenas almejamos melhores condições de trabalho e que os nossos colegas de profissão possam viver da Advocacia de forma justa e igualitária com uma Justiça mais célere e efetiva”, ressaltou.

Em seguida, o Diretor-Tesoureiro da OAB Piauí, Einstein Sepúlveda, frisou que a Diretoria da OAB está à disposição para abraçar as causas e lutar pelos anseios dos Advogados e Advogadas. “Nosso compromisso é criar momentos assim, ainda que virtuais, para possibilitar um espaço de diálogo para sabermos das dificuldades que os Advogados e Advogadas lidam no dia a dia. Estamos nos colocando à disposição com a finalidade de destravar esses problemas que surgem com ausência de celeridade no Judiciário”, disse.

A Ouvidora-Geral e Conselheira Seccional da OAB Piauí, Élida Fabrícia Franklin, falou sobre a importância do aperfeiçoamento tecnológico que já vem sendo investido pela OAB Piauí. “A Seccional já vem destinando ações em prol de melhorias na internet nas Salas da OAB pelo Estado com intuito de proporcionar à Advocacia um suporte a mais para, por exemplo, para realizações de audiências virtuais. Estamos aqui também para ouvir os anseios nesse sentido e atender aquilo que for possível. Investir em tecnologia para possibilitar o acesso ao labor diário da Advocacia é um das nossas missões institucionais”, disse.

Também agradecendo o apoio dado pela Diretoria da OAB Piauí, a Vice-Presidente da Subseção, Nildete Oliveira, também parabenizou a iniciativa do projeto. “Estamos muito felizes com esse encontro virtual. É o momento de alinharmos as ações e as ideias com a Seccional para que possamos, juntos, buscar soluções em prol da nossa Advocacia. Esse é o momento de aproximação e, unidos, faremos a diferença”, reforçou.

Também presente à reunião, a Conselheira Federal da OAB Andreya Macedo também se colocou à disposição para levar pautas da Advocacia local para a OAB Nacional. “Nosso intuito é unirmos forçar e buscar temas que tragam a valorização da nossa Advocacia. Por isso, enquanto Conselheira Federal da OAB, também me coloco à disposição para auxiliar no que for necessário, juntamente com os representantes da Seccional”, falou.

A reunião pautou também sobre a viabilidade de construção do Clube da Subseção de Floriano, um dos compromissos da atual gestão. Sobre isso, a Advocacia local relatou sobre a possibilidade de aprimorar a sede da Subseção. O Diretor-Tesoureiro Einstein Sepúlveda frisou que a intenção da Seccional é atender os anseios da classe.

Os Advogados e Advogadas também externaram a preocupação com a realização de perícias médicas realizadas por médicos que não são da região. Sobre isso, a Ouvidora da Subseção, Ana Clara Osório, e o Delegado da CAAPI da Subseção de Floriano, Hallison Matos da Cruz, solicitaram o apoio da Seccional para ver a possibilidade do INSS disponibilizar uma lista com os nomes dos médicos responsáveis pelas perícias médicas.

Os representantes da Subseção destacaram ainda obre os eventos que já estão sendo projetados para a Advocacia local. Propaganda Eleitoral e maior participação da mulher na política são alguns dos temas dos cursos e palestras que serão realizadas em breve, com o intuito de esclarecer dúvidas dos Advogados e Advogadas, bem como da sociedade em geral.

Ao final, o Presidente Celso Barros Coelho e os demais representantes da Seccional Piauí se comprometeram a levar todas as pautas ao conhecimento do Tribunal de Justiça do Piauí, a fim de buscar amenizar os entraves que ocorrem na região.

Também integraram a reunião os Conselheiros Seccionais Daniel Guimarães e Marquel Paiva; o Secretário-Geral Adjunto da Subseção de Floriano, Hélio Carvalho; o atual Presidente da Subcomissão de Direito Eleitoral, Hércules Alcântara; além de Advogados e Advogadas que militam na região.