#MesDaAdvocacia – Barras, Valença e São Raimundo Nonato recebem o circuito “Advocacia na Prática”

21 de agosto de 2020 às 9:05h

Com o intuito de disseminar o conhecimento prático e teórico nas diversas áreas do Direito, o circuito “Advocacia na Prática” contemplou nos dias 17, 18 e 19 de agosto os municípios de Barras, Valença e São Raimundo Nonato. As aulas aconteceram de forma virtual, por meio da plataforma on-line Zoom.

Saudando os participantes, a Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício, afirmou que o circuito “Advocacia na Prática” é um sucesso porque englobado, principalmente, questões que permeiam a Advocacia no momento atual. “Quero desejar uma noite de muito conhecimento e muita troca de ideias para que vocês possam ser agentes multiplicadores do conhecimento. Também reforço para as nossas Subseções que vocês podem contar conosco. Apesar da pandemia, nossa conexão não parou”, enfatizou.

Reafirmando a importância do evento, a Ouvidora-Geral da OAB Piauí e Coordenadora do Circuito, Élida Fabrícia Franklin, pontuou que projeto foi criado à várias mãos, devido ao pedido de alguns colegas, principalmente ligados à jovem Advocacia. “Para o mês de agosto, nós pensamos em fazer esse circuito de palestras abordando várias áreas da prática na Advocacia e contemplando as Subseções. Em cada modulo, nós procuramos valorizar os Advogados(as) da região, sempre colocando um palestrante que se destaque no seguimento da Advocacia e que seja ligado à Subseção”, afirmou.

A Secretária-Geral Adjunta, Nara Leticia Couto, ressaltou a importância do circuito para os Advogados e Advogadas piauienses. “Nós estamos aqui à disposição de todos. As dificuldades são imensas, principalmente nesse período que estamos enfrentando, e a Ordem tem um papel muito importante, que é o de fazer essa interlocução do Advogado(a) com o Judiciário. Nós estamos ouvindo todas a Subseções, a fim de compreender as dificuldades que cada uma está enfrentando e, hoje, esse curso maravilhoso vem para nos trazer grandes novidades sobre diversos temas da Advocacia”, frisou.

No dia 17/08, a cidade de Barras recebeu o Circuito, que teve como palestrante o Advogado e Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Piauí, Emmanuel Fonseca, que falou sobre a Advocacia eleitoralista. “O Direito Eleitoral é muito dinâmico, porque em toda eleição surge uma nova resolução e uma nova reforma eleitoral. Por isso, eu sempre digo que a jurisprudência de uma eleição passada não vai valer para outra eleição”, explicou.

O Presidente da Subseção de Barras, Carlos Augusto, sublinhou a importância do circuito. “Nós temos hoje muitos Advogados e Advogadas que atuam nos municípios, então, esse é um incentivo que estamos dando à nossa Advocacia. É importante que essa capacitação venha para que os profissionais do Direito tenham conhecimento do sistema eleitoral”, apontou.

Já no dia 18/08, a cidade que recebeu o Circuito foi Valença, com a palestra do Advogado David Benevides, que abordou o tema “Advocacia Municipal”. Durante a palestra, o Advogado destacou que “me sinto bastante honrado para falar de uma coisa que eu gosto bastante e que atuo no cotidiano. O Direito Municipal é uma Advocacia multifacetária, que envolve vários ramos do Direito. Um Advogado trabalhista atua diretamente com o Direito do Trabalho, o eleitoralista com Direito Eleitoral e nós, que atuamos no Direito Municipal, embora não atuemos diretamente com os Direitos Eleitoral e do Trabalho, temos que ter esse conhecimento geral”, explanou.

David Benevides ressaltou ainda que a Advocacia municipalista envolve vários ramos do Direito, o que torna o trabalho do Advogado municipalista mais árduo, pois ele tem que estar sempre em busca das alterações que acontecem nos vários ramos.

Elogiando o trabalho da Seccional, a Presidente da Subseção de Valença, Martalene dos Anjos, agradeceu pela Subseção ter sido contemplada com o evento. “É uma satisfação imensa estar sendo anfitriã do circuito Advocacia na Prática. A nossa Subseção está muito feliz em receber todos vocês de forma virtual”, disse.

Fechando a terceira semana do Circuito, no dia 19/08, o Advogado Victor Carvalho ministrou a palestra sobre “Advocacia Previdenciária”, na Subseção de São Raimundo Nonato. “O INSS Digital nos colocou em uma situação melhor em relação a essa pandemia, porque imaginem só se não tivesse essa plataforma, se ainda fossem as agências físicas. Imagina só a situação que estaríamos hoje. Além disso, o Piauí foi um dos pioneiros a implantar o INSS Digital, muitos Estados ainda não têm a plataforma implantada”, avaliou.

“É com muita felicidade que nós recebemos aqui, da Subseção de São Raimundo Nonato, o circuito Advocacia na Prática com a palestra do nosso querido Victor Carvalho, que há muito tempo milita na Advocacia e leciona na área. Hoje, é um dos grandes nomes do Direito Previdenciário no município. Por isso, é uma grande prazer receber esse evento. Deixo o meu agradecimento a todos e a todas”, elogiou o Presidente da Subseção de São Raimundo Nonato, James Amorim.

Os eventos contaram ainda com a presença do Diretor-Geral da ESA Piauí, Aurélio Lobão; da Secretária-Geral da Subseção Valença, Graciane Pimentel; da Tesoureira da Subseção de Valença, Amara Rosana da Silva; da Conselheira Seccional, Luzinete Barros; da Diretoria da Subseção de São Raimundo Nonato, composta por Thiago Damasceno Ribeiro Santana (Vice-Presidente); Marcello Ribeiro (Tesoureiro) e Yuri Pimentel (Secretário-Geral); da Presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Raíssa Mota; além de Membros de Comissões Temáticas, Conselheiros Federais e Seccionais, Advogados(as) e estudantes de Direito.

O Circuito Advocacia na Prática percorrerá as demais Subseções da OAB, com diversos módulos abrangendo temas que envolvem Advocacia Trabalhista, Penal, Previdenciária, Licitações, Eleitoral, entre outros. Na semana que vem, será a vez das Subseções de Uruçuí, Picos e Floriano receberem as aulas do circuito.