Mesa Redonda “#NÃOSEOMITA – Denuncie Atos de Violência Contra a Pessoa Idosa” é sucesso de público e reúne pessoas de todo país

29 de junho de 2021 às 15:41h

“#NÃOSEOMITA – Denuncie Atos de Violência Contra a Pessoa Idosa” foi o tema da Mesa Redonda realizada nessa segunda-feira (28). O evento virtual aconteceu em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15/06) e reuniu participantes de todo o país.

Realizado pelas Comissões dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB Piauí e da OAB Ceará, o encontro reuniu os Presidentes das duas Seccionais. Celso Barros Coelho Neto, Presidente da OAB Piauí, destacou que a temática é uma de suas preocupações constantes. “Tenho uma ligação muito forte com a valorização da pessoa idosa e da Advocacia Idosa, porque, com muita honra, fui relator do Provimento 181 que está em vigência no Conselho Federal. Ele estipula a valorização do Advogado(a) Idoso(a) e a preservação de seus direitos. A OAB Piauí e o CFOAB acompanham todas as evoluções voltadas para a pessoa e Advocacia Idosa”, garantiu.

O Presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, parabenizou as Comissões pela realização do evento. “Defender a pessoa idosa é defender, acima de tudo, a si mesmo, porque um dia todos nós seremos idosos. Temos que entender as pessoas do jeito que elas são, receber com carinho e repudiar todo ato de violência, seja ela física ou psicológica. Contem sempre com a OAB Ceará, pois juntos faremos a diferença”, afirmou.

A violência contra a pessoa idosa é um fenômeno social que fere os direitos e a dignidade da pessoa idosa e, de acordo com a Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB Piauí, Jória Batista, “infelizmente, ela ocorre com muita frequência e, na maioria das vezes, é uma violência invisível ao poder público, principalmente, por causa da subnotificação. Esse é um mês para refletir, para que tenhamos a consciência de lutar todos dias para proteger a pessoa idosa, que é tão vulnerável e discriminada pela sociedade e por aquelas que tem o dever de lutar”, destacou.

Em sua fala, o Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB Ceará, Raphael Castelo Branco, falou sobre as ações realizadas pela Comissão, destacando a caminhada que reuniu mais de 500 idosos, no ano de 2019. “Ressalto ainda que é um grande prazer estar junto à OAB Piauí nessa iniciativa, que foi o primeiro estado que recebeu o Colégio de Presidentes de Comissões dos Direitos da Pessoa Idosa, em 2017”, disse.

As palestras foram ministradas pela Assistente Social da Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso de Teresina, Carmen Sandra Andrade, e pela Delegada Polícia Civil no Ceará, Janaína Saraiva.

A Mesa Redonda “#NÃOSEOMITA – Denuncie Atos de Violência Contra a Pessoa Idosa” foi prestigiada ainda pela Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB Mato Grosso do Sul, Liliam Veronese, por membros da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa do Piauí e Ceará, e por Pessoas Idosas que fizeram seus questionamentos aos convidados.