Mais de 400 inscritos – Solenidade Virtual de encerramento do I Curso de Iniciação ao Estágio On-line reúne diretoria, Advogados(as), alunos e professores

31 de julho de 2020 às 17:01h

Oportunizar conhecimento prático e cultura jurídica a estudantes de Direito, com a finalidade de capacitá-los para a atuação nos escritórios jurídicos, foram alguns dos objetivos alcançados pela OAB Piauí durante I Curso de Iniciação ao Estágio On-line. A solenidade virtual de encerramento aconteceu na noite desta quinta-feira (30), pela plataforma do Zoom, com a palestra do professor Afonso Flantin. O Curso teve mais de 400 inscritos e contou com a média de 300 alunos por aula ao vivo. Com carga horária de 80h/aula, a formação englobou matérias nas áreas de redação, oratória, a prática de sistemas processuais e eletrônicos, dentre outras.

O Presidente OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, pontuou a importância da Educação Jurídica para galgar caminhos de sucesso na Advocacia. “É uma satisfação estar nesse grandioso evento. Agradeço a todos que fizeram esse Curso acontecer com tanta efervescência. O melhor caminho é o do conhecimento, pois é por meio da qualificação e da cultura que vocês poderão alcançar o sucesso profissional. O Estágio é um período único que deve ser muito bem aproveitado. Como o curso de Direito é bem amplo é necessário que nós, como operadores dos Direito, não paremos no tempo. Contem com a OAB para sempre estar presente na qualificação de todos vocês”, destacou o Presidente.

Na ocasião, a Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício, destacou que o evento proporcionou qualificação diferenciada aos participantes. “Cada um trouxe um pouco de colaboração e experiência, essa troca de conhecimento ficará marcada na vida de todos nós. o Curso, que está sendo finalizado hoje, coloca vocês em um outro patamar em relação aos outros estudantes. Jamais esqueçam que a OAB é a casa de vocês, é a casa da Cidadania, da Advocacia e, também, a Casa dos estudantes. Muito obrigada pela oportunidade de poder compartilhar um pouco da minha experiência profissional com vocês”, finalizou.

A jornada intensa de conhecimento e o fortalecimento de laços foi o destaque pontuado pela Ouvidora-Geral da OAB Piauí, Élida Fabrícia Franklin. “Participar desse curso foi uma jornada enriquecedora em que fizemos muitas amizades. Daqui para frente temos muitas coisas para realizarmos juntos. A certeza que tenho é que essas ligações pessoais e profissionais se perpetuarão. Vejo a dedicação e empenho de todos, pois, mesmo em período de férias, participaram e mostram que estavam em busca do conhecimento e empenhados a buscar cada vez mais qualificação”, disse.

O Presidente Comissão OAB na Universidade, Rafael Cortez, ressaltou que “o sucesso não é do dia para a noite. É necessário passar por todas as fases. Vocês são agora super estagiários, pois, possuem muito mais conhecimento para iniciarem no Direito. Queria fazer um agradecimento especial aos integrantes da Comissão da OAB na Universidade e, em especial, ao nosso Presidente da OAB, Celso Barros, por participar e sempre ser bastante solícito aos nossos pleitos”, pontuou.

Enaltecendo a qualidade do curso, que reuniu renomados palestrantes, a Presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Raissa Mota, proferiu palavras de incentivo.

“Conseguimos unificar o objetivo da capacitação de estagiários(as). Essa foi uma grande oportunidade, é muito difícil ter um curso tão completo como esse. Eu mesma quando iniciei minha carreira foi um desafio imenso. Agora falo que esse curso mudou a mente de vocês e sei que quando forem para uma entrevista de estágio estarão muito mais capacitados. Essa certeza de dever cumprindo é muito realizadora”, destacou.

Em sua exposição, o palestrante da noite, professor Afonso Flatin, evidenciou a transição da Faculdade de Direito à atuação profissional e apresentou sugestões de como vencer os desafios diários na prática.

“É uma satisfação imensa estar participando desse importante momento com essa quantidade de estudantes comprometidos como a elevação do conhecimento. A inclusão da OAB na universidade é fundamental para o desenvolvimento de todos vocês. Essa iniciativa demonstra uma postura relevante da Seccional, pois se preocupa com os futuros quadros que irão compor a Ordem. Na prática, aliar as tecnologias, investir em cursos e qualificações e estar pronto para os desafios é o que fará de vocês vencedores”, disse.