Inclusão social: Advogada Camila Morais com deficiência visual integra equipe para garantir direito de resposta em debate político nas TVs

19 de outubro de 2020 às 17:19h

Garantindo a lisura dos debates políticos do Estado do Piauí, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, está participando de forma efetiva dos debates que estão sendo realizados pelas TVs do Piauí. A participação dos representantes da OAB Piauí tem o intuito de garantir o direito de resposta aos candidatos durante a realização dos debates.

Desde o início de outubro, os debates políticos acontecem com a presença de três Advogados(as) da OAB Piauí que se revezam para acompanhar de perto o andamento dos debates.

Paralelo a isso, a OAB Piauí também levanta a bandeira da inclusão. No último domingo (19), durante a realização debate dos candidatos a Prefeito de Piripiri, a Seccional enviou como uma das representantes a integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD) e Conselheira Jovem, Camila Hanna Morais, Advogada com deficiência visual.

“Fiquei muito feliz com o convite em representar a OAB Piauí no debate político. Foi uma experiência enriquecedora participar de um momento tão relevante para a Democracia de uma cidade que tem um dos maiores colégios eleitorais do Piauí. Eu pude confirmar que a minha deficiência não me afastou do resultado e percebi como fui bem acolhida pela profissional que sou. Fico muito feliz em ocupar esses lugares, representando a OAB”, explanou Camilla Hanna.

Segundo ela, para efetivar o seu voto de sim e não, as placas foram adaptadas com adesivos em braile, garantindo a autonomia do seu posicionamento ao longo dos direitos de repostas dos candidatos.

“Sentimos a firmeza e a garantia da nossa colega de profissão e integrante da Comissão Camila Hanna no momento em que os Advogados(as) foram solicitados(as) para fazer os seus julgamentos sobre os pedidos de direito de respostas. Camila Hanna demonstrou eficiência, segurança e experiência na hora de dar o seus posicionamento. A cada dia ela nos ensina como se portar diante dos problemas do dia a dia da sociedade. Ela nos inspira a caminhar com retidão. A OAB Piauí está de parabéns por fazer a inclusão da pessoa com deficiência, não só do Advogado e da Advogada, como também da sociedade em geral”, parabenizou o Presidente da CDPD, Joaquim Santana Neto.

A integrante da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB Piauí Lia Sousa também integrou a Advogados(as) desse último domingo.

Disk Eleição

Além desse acompanhamento nos debates, a OAB Piauí também disponibiliza o Disk Eleição, canal direto da população com a OAB Piauí a fim de fazer denúncias de condutas ilegais dos candidatos e também tirar as suas dúvidas sobre o processo eleitoral.

O canal está disponível para os leitores até o dia 15 de novembro. Por meio do número de WhatsApp (86) 99525-1959, a população pode fazer as denúncias e tirar dúvidas sobre as eleições municipais 2020.