“I Congresso Nacional On-line de Criminalistas”: Cerca de 7 mil pessoas acompanharam o evento durante os dias 13 e 14/08

15 de agosto de 2020 às 10:36h

Marcando a história da Advocacia piauiense, o “I Congresso Nacional On-line de Criminalistas”, organizado pela OAB Piauí, foi encerrado nesta sexta-feira (14). O evento online reuniu palestrantes criminalistas de renome nacional e cerca de 7 mil pessoas acompanharam os dois dias de evento (13 e 14).

O primeiro dia de evento (13) foi intenso. A última palestra entrou pela madrugada desta quarta-feira (14), com vasta produção de conhecimento e uma presença recorde de Advogados, Advogadas, estudantes e profissionais do Direito. 

Transmitido pelo canal da OAB Piauí no Youtube, o último dia do evento teve a presença virtual do Presidente da Seccional, Celso Barros Coelho Neto, que parabenizou a realização do evento.

“Cultura jurídica é um instrumento de fortalecimento da Advocacia. É muito importante, mesmo nessa pandemia, manter acesa a chama da defesa dos direitos e garantias fundamentais. Esse evento é grandioso por promover importantes debates feitos por grandes criminalistas do país. A OAB é uma entidade que respira cultura em prol da Advocacia e da sociedade”, disse.

A Coordenadora do Congresso, Élida Franklin, que também é Ouvidora-Geral e Conselheira Seccional da OAB Piauí, enalteceu o evento. “É uma oportunidade única. Um Congresso como esse é um marco na história dos eventos criminalistas do Estado e insere o Piauí no calendário nacional de eventos dessa seara do Direito. Fico extremamente feliz de estar protagonizando essa produção de conhecimento criminal à Advocacia piauiense”, ressaltou.

Como parte das considerações iniciais da noite, o professor Rawlinson Ferraz, destacou o sucesso do evento. “Fico muito feliz em estar aqui com vocês. Esse congresso é um verdadeiro sucesso e bateu recordes de público na madrugada de ontem. Foi uma honra compartilhar de tanto conhecimento desse evento. Agradeço a todos os palestrantes e todos que estão assistindo”, disse.

Destacando a relevância do Congresso para a Advocacia, o Presidente da Subseção de Picos, Kleber Curica, que também é da organização do vento, falou do engrandecimento da Advocacia. “Agradeço o espaço tão enriquecedor. Estamos aqui para aprender e compartilhar e engrandecer à Advocacia criminalista com todos esses conteúdos tão bem aprofundados. Com a pandemia, esse evento foi uma oportunidade diferenciada para troca de conhecimentos com todos os participantes”, ressaltou.

A coordenadora do Congresso e Secretária da Comissão de Política Penitenciária, Ressocialização e Justiça Restaurativa do CFOAB, Joselda Nery, ressaltou a importância das discussões para Advocacia. “Esse congresso deu um aporte grandiosos para a Advocacia.   Parabenizo aos inscritos(as) pela ousadia de se permitir a aprender e imergir nesses dois dias, com informações e compartilhamento de ideias”, disse.

O segundo dia teve como palestrantes: Gabriel Bulhões, com a palestra “Tema: Investigação Defensiva e a Advocacia Criminal); Marco Alfredo Mejia, explanando sobre “A inaplicabilidade da Teoria dos Jogos na Defesa Criminal”; Amanda Melo, apresentando o tema “Desafios e dicas práticas para a jovem advocacia no Tribunal do Júri”; Franklin Assis, abordando “Os primeiros passos na Advocacia: como começar do jeito certo”; Eliane Gaia Alencar, com a palestra “In dubio  pro societate e o Tribunal do Júri”; Cláudio Dalledone Júnior, expondo “O aperfeiçoamento da primeira fase do Tribunal do Júri, como tema de reforma”; Marina Shinzato, explicando “A mulher advogada como player diferenciado no Tribunal do Júri”; Amanda Muriel Leao, esclarecendo o tema “A contaminação Consciente ou Inconscientemente do julgador e a necessidade da EXCLUSÃO física do inquérito policial”; João Ricardo Batista, abordando “O Tribunal do Júri moderno e a análise comportamental”; e, para finalizar a noite, Zanone Júnior,  expondo sobre “A atuação do assistente de acusação”.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba