Encontro virtual: “OAB nas Subseções” reúne diretorias da OAB Piauí e Subseção de Picos

24 de setembro de 2020 às 17:31h

Na noite dessa quarta-feira (23), a Advocacia Picoense recebeu a visita virtual no projeto “OAB nas Subseções”, que reuniu a Diretoria da Seccional Piauí e da Subseção da OAB de Picos, além da Advocacia da região. Conduzida pelo Presidente da Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, o encontro virtual debateu sobre os anseios da classe que foram apresentados pelo Presidente e pela Secretária-Geral da Subseção da OAB Picos, Kleber Curica e Yara Moura Bezerra, respectivamente, bem como pela Conselheira Federal da OAB Andreya Macedo e pelo Conselheiro Seccional Adriano Borges que são da região de Picos.

Estiveram entre as pautas os atendimentos no Poder Judiciário, a recondução dos processos de Picos para Teresina por parte da Justiça Federal, irregularidades dos cartórios, entraves no INSS, a necessidade de atendimento presencial no âmbito do Ministério Público, dentre outros pontos.

Para o Presidente Celso Barros Coelho Neto, o projeto possibilita uma maior aproximação entre a Advocacia que milita no interior do Estado com os representantes da Seccional Piauí. “Estivemos em duas horas de reunião virtual ouvindo todas as dificuldades que são enfrentadas pelos Advogados e Advogados de Picos e região. Sabemos que não é fácil exercer a Advocacia com entraves no Poder Judiciário e, por isso, estamos buscando meios para ouvir os nossos colegas de profissão e buscar soluções junto ao Tribunal de Justiça do Piauí, por meio do amplo diálogo. Nosso intuito é intermediar esses debates e buscar aprimorar o acesso à Justiça”, declarou o Presidente.

Falando em nome da Advocacia local, o Presidente da Subseção, Kleber Curica, elogiou a iniciativa da Seccional em buscar, ainda que virtualmente, um contato maior com a Advocacia. “Esse projeto é muito interessante, pois possibilita a todos nós esse momento de interação e debate, almejando o fortalecimento e a união da nossa Advocacia. Estamos lidando diariamente com algumas dificuldades, não só com o Poder Judiciário, mas também no âmbito do INSS e em relação à atuação dos cartórios. Nosso desejo é apenas por exercer a nossa profissão e zelar pelos direitos dos nossos constituintes de forma célere e efetiva. Temos a convicção que levar esses anseios à Diretoria da Seccional Piauí amenizará, sobremaneira, nossos problemas”, ressaltou.

Em seguida, a Conselheira Federal da OAB Andreya Macedo também relatou os problemas enfrentados com o INSS, ao tempo em que se colocou à disposição para auxiliar no que for necessário. “Os Advogados e Advogadas têm me relado os problemas enfrentados com o atendimento no INSS, no que diz respeito aos processos administrativos. Segundo a Advocacia, os requerimentos feitos on-line ficam parados no sistema e demoram muito para que sejam feitas as respectivas análises. Ao longo da execução desse projeto que vem sendo executado pela OAB Piauí, no intuito de ouvir a Advocacia de todo o Estado, tenho buscado participar e me colocar à disposição, sempre que necessário. Sendo de Picos, a situação não seria diferente, pois sei, de perto, como funciona a nossa realidade e também buscarei solucionar tais problemáticas, juntamente com os representantes da Seccional”, pontuou.

Sobre os cartórios, a Secretária-Geral da Subseção, Yara Moura, e o Conselheiro Seccional Adriano Borges relataram que, por falta de servidores, os trabalhos estão sendo acumulados, o que dificulta, consideravelmente, a atuação dos profissionais da Advocacia. Segundo eles, o cartório de São José foi transferido para a cidade de Bocaina.

Na oportunidade, a Ouvidora-Geral e Conselheira Seccional da OAB Piauí, Élida Fabrícia Franklin, falou sobre a decisão temporária do Ministro Gilmar Mendes em manter a Turma Recursal no Estado do Piauí. Élida Fabrícia também reforçou a apoio da Seccional Piauí em auxiliar nas demandas apresentadas pelos representantes da Subseção.

Por fim, o Vice-Presidente da CAAPI, José Urtiga Júnior, também se colocou à disposição da Advocacia de Picos e região, ao tempo em que parabenizou a atuação da Diretoria da OAB Piauí por promover eventos virtuais em meio à pandemia. Registrou-se ainda a presença do Advogado Edilberto Sousa.