Eleições inclusivas: OAB Piauí e TRE-PI firmam parceria voltada à acessibilidade na votação

15 de novembro de 2020 às 10:11h

Acessibilidade e inclusão. A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Piauí, e o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) firmaram parceria com objetivo de  ampliar as ações de acessibilidade no âmbito de atuação do Tribunal, da OAB-PI e também voltado às Eleições 2020.

A iniciativa tem como objetivo garantir o pleno exercício de cidadania de todos os cidadãos no processo eleitoral. Durante todo o ano, diversas ações foram feitas em parceria com o TRE-PI. No período eleitoral não foi diferente, um dos resultados concretos da iniciativa foi um vídeo do professor de libras Diego Herbert Rodrigues da Silva, ensinando aos mesários alguns sinais básicos para facilitar a comunicação deles com alguma pessoa com deficiência auditiva na seção eleitoral, divulgado nas redes sociais do TRE-PI e da OAB.

Outro exemplo foi a presença de um intérprete de libras durante todo o evento público realizado neste sábado (14), de sorteio das seções eleitorais, cujas urnas eletrônicas de votação estão sendo auditadas neste domingo, dia das eleições em primeiro turno. Além disso, também neste domingo (15), a OAB Piauí segue com o tradutor de libras, Kelson Nobre Veras, disponibilizado ao TRE-PI, promovendo uma comunicação mais acessível para a imprensa presente no Tribunal e demais atendimentos.

O Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Joaquim Santana, explica que desde 2019 a Comissão vem atuando para que nessas eleições tivessem o máximo de inclusão.

“Não é de agora que estamos em parceria com o TRE-PI em busca de inclusão. Antes do processo eleitoral já vínhamos fazendo o levantamento in loco do que precisava ser melhorado para uma eleição realmente inclusiva. Elaboramos relatórios com base na experiência das pessoas com deficiências e indicamos o que melhorar. É uma alegria ver os projetos se concretizando porque estamos levando cidadania e esse é o novo objetivo”, destacou Joaquim Santana.

A Conselheira Jovem, Camila Hanah Morais, que é deficiente visual, explica que a inclusão não pode acontecer em tempos e tempos, precisa ser uma realidade, por isso, a importância dessa parceria com o TRE.

“Queremos ser incluídos em todas as esferas, não só em algo específico. Desde 2019 estamos buscando melhorar o processo eleitoral porque votar é um ato de cidadania importante que não podíamos deixar de participar por falta de inclusão. É patente que aprimorar é uma constante da vida e as medidas adotadas pelo TRE, bem como a disponibilidade para ouvir os anseios dos cidadãos, concretizam um importante passo para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, promovendo a redução das desigualdades sociais, assim como a promoção do bem de todos, sem preconceitos”, pontuou Camila Morais.

Mais uma ação inclusiva de acessibilidade, foi um vídeo divulgado a toda comunidade falando sobre a novidade desenvolvida pela Justiça Eleitoral, o recurso de sintetização de voz utilizado pela primeira vez nas Eleições 2020. Trata-se de uma tecnologia que transforma texto em som e permite a pessoa com deficiência visual ouvir, além dos números que estiver digitando na urna eletrônica de votação, o nome do candidato no qual está votando, trazendo maior segurança e garantindo ao eleitor maior certeza quanto ao destinatário do seu voto.

“Essa parceria é muito importante. Lutamos para que tenhamos um processo eleitoral acessível e inclusivo, para que as pessoas com deficiência tenham acesso à democracia por meio do voto. Temos interesse num processo eleitoral que agregue a todos(as), queremos ver pessoas com acessibilidade tendo toda uma estrutura preparada para tal”, finaliza o Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Piauí, Emmanuel Fonseca.

Confira o vídeo sobre acessibilidade 

Confira o vídeo de dicas para uma comunicação acessível 

Com informações do TRE-PI

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba