Com mais de 2 mil inscritos, tem início o primeiro dia do Congresso Estadual On-Line da Jovem Advocacia

23 de julho de 2020 às 20:00h

O primeiro dia do I Congresso Estadual On-Line da Jovem Advocacia, promovido pela OAB Piauí nesta quinta-feira (23), contou com a participação de renomados palestrantes e alcançou milhares de jovens Advogados e advogadas. O evento, que contou com mais de 2 mil inscritos, tem o objetivo de contribuir com discussões sobre desafios e caminhos para a jovem Advocacia e está sendo transmitido pelas plataformas Zoom e Youtube da OAB Piauí.

A fala de abertura foi proferida pelo Vice-Presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, que apontou a importância do evento para discutir caminhos e soluções para a jovem Advocacia. “Este é um bom momento para juntos refletirmos sobre medidas e ações para jovens Advogados e advogadas na sua trajetória para alcançar o sucesso, contribuindo com o conhecimento dos mais experientes, incorporando experiências sobre o melhor caminho a seguir”, disse.

A mesa virtual de abertura também foi marcada pela presença do Presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, que frisou o papel da Advocacia durante a pandemia. “Tenho duas certezas: a Advocacia terá um papel ainda mais relevante em um segundo momento e ela nunca mais será a mesma. A qualificação é uma forma de nos preparamos para a nova realidade, com o auxílio das ferramentas tecnológicas. Mas, mesmo em um momento de dificuldade, há oportunidade para os verdadeiramente comprometidos e que buscam a qualificação”, defende.

Pela manhã, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, ministrou a palestra magna com o tema “A Advocacia é Agora”. Durante a sua fala, ele enfatizou o poder de jovens Advogados(as) se reinventarem. “Antes, não tínhamos os mesmos recursos tecnológicos, uma necessidade básica para o momento pelo qual passamos. Por isso, a relevância deste Congresso, para que possamos dialogar e aprender. É o momento de primarmos pela solidariedade, qualificação e inovação como um diferencial na profissão”, disse.

Em suas palavras, a Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício, destacou a relevância do evento para a formação de uma qualificada base jurídica da jovem Advocacia. Em seguida, a Secretária-Geral Adjunta da OAB Piauí, Nara Letícia Couto, parabenizou a organização do evento, ao tempo em que ressaltou o nível dos palestrantes que compartilham suas experiências profissionais ao longo de suas carreiras para a comunidade jurídica piauiense.

Compondo a banca organizadora do evento, a Ouvidora-Geral e Conselheira Seccional da OAB Piauí, Élida Fabrícia (Coordenadora de Articulação) e a Diretora-Tesoureira do CEJA, Carolina Sá (Coordenadora Geral), explanaram sobre como o evento foi pensado para levar reflexões profundas em inúmeras temáticas relevantes para os jovens Advogados e advogadas.

A Presidente da CAAPI, Andreia Araújo, falou do espírito do conhecimento tão presente na proposta do evento e em prol do fortalecimento da Jovem Advocacia.

Em seguida, em mesa presidida pelo membro Honorário Vitalício da OAB Piauí, Sigifroi Moreno, o Desembargador José Aras apresentou o tema “Aplicabilidade da Lei Geral de Proteção de Dados na Administração Pública”.

O evento seguiu pela manhã com a palestra “As Sete Chaves da Reinvenção da Advocacia”, ministrada pela palestrante Lara Selem. A palestra teve como presidente de mesa o Presidente da Comissão de Direito Empresarial, Compliance e Governança Corporativa, Rafael Neiva.

A Presidente e Fundadora da Associação Internacional de Advogados Law Talks, Gabriela Barreto, abordou sobre “Advocacia do Presente”. A palestrante foi apresentada Presidente a Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Raíssa Mota, que presidiu a mesa.

Durante a abertura da tarde, o Diretor-Tesoureiro da OAB Piauí, Einstein Sepúlveda, falou sobre da advocacia no atual cenário. “Saiba que os desafios desta nova era nos trazem um momento ideal para a superação que vem por meio da cultura jurídica. Esse Congresso dessa magnitude capacita os jovens Advogados e advogadas para esse período pós pandêmico. Por isso estamos aqui sempre fomentando, por meio de ações desta natureza, o fortalecimento da nossa cultura jurídica”, disse.

A primeira palestra da tarde teve como tema central “Qual o cenário para o Direito Previdenciário Pós Reforma?” A temática foi abordada pelo Professor Thiago Albuquerque, que falou sobre os cenário da seara previdenciário no Pós Reforma. A mesa foi presidida pela Presidente da Comissão de Advocacia Pública da OAB Piauí, Danniel Rodrigues, também Procurador Federal.

Em seguida, o evento promoveu a palestra “Empreendedorismo Jurídico – Estratégias para se destacar”. O tema foi conduzido pelo Advogado Empresarial e Presidente da Comissão de Empreendedorismo Jurídico da OAB do Distrito Federal, Felipe Bayma. O Presidente da Subseção da OAB de São Raimundo Nonato presidiu a mesa e fez a apresentação do palestrante.

“Teoria Feminista do Direito” foi a temática da palestra seguinte, que foi ministrada pela Conselheira Federal da OAB pela Seccional de São Paulo, Alice Bianchini. A mesa teve como presidente a advogada Dalva Fernandes, Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Piauí.

Álvaro Azevedo, Pós-Doutor pela Universidade de Coimbra e pela Universidade de Lisboa, conduziu a palestra intitulada “Honorários e Uberização da Jovem Advocacia”. A mesa teve como presidente o Diretor-Geral da ESA Piauí, Aurélio Lobão.

Fechando o primeiro dia de evento, o Professor em Direito Constitucional Rodrigo Padilha falou sobre “A Conquista de Clientes na Advocacia”. O palestrante foi apresentado pelo Presidente da Subseção da OAB de Piripiri, Manoel Inácio.

O evento segue nesta sexta-feira (24) e continuará sendo transmitido, ao vivo, pela Plataforma do Youtube, no perfil institucional da OAB Piauí, das 09h às 18h.