Comissões da OAB Piauí realizam ação em alusão aos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

  Data e Hora: 28/11/2019 13:11:23

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Apoio à Vítima de Violência (CAVV) e da Comissão da Mulher Advogada (CMA), realizou na noite desta quarta-feira (27), o “Círculo Deus de Promessas”, com o tema “Fale sem medo: a importância do Diálogo nas relações familiares e o empoderamento feminino de mulheres vítimas de violência”. A ação aconteceu na igreja Assembleia de Deus Templo Central (Bela Vista), em alusão aos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.

O evento teve como objetivo falar da violência contra as mulheres nas Igrejas e a criação de grupos de apoio. A Ouvidora-Geral da OAB Piauí, Élida Fabrícia Franklin, destacou a importância de promover esse debate em todos os lugares, inclusive, na igreja. “Ressalto, neste momento, a coragem do pastor em abrir as portas da igreja para a discussão acerca do problema da violência contra mulher, já que a imagem da igreja é culturalmente mais associada ao patriarcado. Precisamos continuar rompendo todas as barreiras que impeçam a luta contra a violência da mulher”, disse.

Janaína Nunes, Vice-Presidente da CAVV, ressaltou que o evento foi extremamente importante e especial porque reuniu homens, mulheres, famílias em prol da luta contra a violência da mulher. “Estamos felizes com a realização do evento “Deus de Promessas” porque veio atender a uma necessidade urgente da sociedade. Precisamos lutar contra a violência da mulher e tomar atitudes para que isso não seja mais algo rotineiro”, disse.

De acordo com a Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dalva Fernandes, o evento foi de grande relevância para a comunidade. “Muito bom ver uma igreja debatendo um tema tão "melindroso" na esfera evangélica. Se romper o ciclo de violência para a mulher é difícil, para mulher evangélica tem um peso muito maior. Feliz demais por participar desse projeto”, relatou.

“A Lei é muito bem feita, mas na prática acontece muitos absurdos e é justamente aí que o advogado vai atuar, quando os direitos da sociedade são negados, o advogado ou advogada estará ali para lutar pelas pessoas e, principalmente, pela mulher vítima de violência”, esclareceu Andressa Teixeira membro da CAVV e da CMA.

Segundo o Pastor Nelson, líder a igreja, o tema precisa ser encarado com responsabilidade, pois durante muito tempo a violência contra as mulheres ficou escondida. “Vejo que essa iniciativa deve começar com quem prega as verdades de Deus, a igreja, que ensina as mudanças e as transformações de uma sociedade mais equilibrada, justa e humana”, ressaltou.

“A Comissão de Vítimas de Violência da OAB Piauí traz uma inovação que é a abordagem deste tema dentro das igrejas evangélicas, na forma de palestras sobre Violência contra a mulher, pois esse tema deve ser levado em todas as camadas da sociedade, independente de raça, cor, sexo e religião", destacou Ketiany Costa, coordenadora do projeto Deus de Promessas e membro da Comissão.

Também participaram da ação a Vice-Presidente da CAVV, Janaína Nunes, e a Ouvidora de Gênero da OAB Piauí e Presidente da Comissão de Promoção e Cidadania, Justina Vale.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias