Simpósio promove reflexões sobre a trajetória dos negros no Brasil

  Data e Hora: 22/11/2019 11:11:36

Ao longo de dois dias (20 e 21 de novembro), a OAB Piauí, por meio da Comissão da Verdade e Escravidão Negra e da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA Piauí) promoveu o I Simpósio “Da Escravidão à Contemporaneidade: Reflexões sobre a Trajetória dos Negros e de seus Descendentes no Brasil”.

A mesa de abertura foi conduzida pelo Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, que esteve acompanhado do Presidente da Comissão da Verdade e Escravidão Negra, Edilson Sepúlveda; da Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Conceição Carcará; do Presidente da Comissão do Jovem Advogado, Santhiago Holanda e do Ouvidor-Geral Adjunto da OAB Piauí, Rodrigo Vidal.

A Palestra Magna de Abertura foi ministrada pelo Diretor do Centro de Estudos sobre a Presença Africana no Mundo Moderno (CEPAMM-UFMG), Eduardo França Paiva, que abordou sobre “Trajetórias e autobiografias de negras e crioulas – viver nas Minas Gerais do Século XVIII”.

“O tema que tratei durante o Simpósio realmente me acompanhou durante toda a minha trajetória como pesquisador. Me sinto muito honrado e contente em integrar a programação desse evento e, mais do que isso, poder contribuir com os conhecimentos que adquirir com essa pesquisa”, destacou o ministrante Eduardo Paiva.

Sobre o evento, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, parabenizou a Comissão e todos os envolvidos, ao tempo em que destacou o valor da temática para data comemorativa que celebra o Dia da Consciência Negra. “É com muita satisfação que estamos promovendo esse evento, capaz de nos tocar com uma temática tão relevante para a nossa sociedade brasileira. A OAB Piauí levanta a bandeira de defender os direitos humanos, sobretudo apóia ideias relevantes para desenvolver ações como essa”, parabenizou.

O Presidente da Comissão da Verdade e Escravidão Negra, Edilson Sepúlveda, ressaltou o valor do evento. “O evento veio com o intuito de comemorarmos o Dia da Consciência Negra, sobretudo de provocarmos reflexões importantes, por meio de pesquisas acadêmicas de renomados profissionais da área. Fico feliz com o engajamento de todos que contribuíram para a efetivação do Simpósio”, disse.

No segundo dia, os participantes puderam acompanhar as explanações da Doutora em História Social pala Universidade Federal do Ceará, Francisca Costa. A palestrante abordou sobre “Escravidão e Liberdade no Piauí oitocentista: os casos de reescravização de libertos e escravização ilegal de pessoas livres”.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias