Caravana Nacional das Prerrogativas chega a São Raimundo Nonato

Data e Hora: 28/08/2019 20:08:52

Nesta quarta-feira (28), no segundo dia no Piauí, a Caravana Nacional de Defesa das Prerrogativas, juntamente com os membros da Diretoria e Comissões da OAB Piauí, visitaram a Comarca de São Raimundo Nonato dialogando com o magistrados e servidores do Fórum, do Juizado Especial Cível e Criminal, da Vara do Trabalho e da Justiça Federal.  A ação é uma iniciativa do Conselho Federal da OAB e tem como objetivo defender e fiscalizar as condições do exercício profissional da advocacia.

O Presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Alexandre Ogusuku, destacou a importância das visitas para a defesa das prerrogativas da Classe. “As prerrogativas levam a mensagem do respeito aos profissionais da Advocacia. Por isso, um dos nossos principais objetivos é integrar cada vez mais os presidentes das Seccionais e das Subseções na defesa das prerrogativas e contra a criminalização da advocacia, sobretudo, pela defesa de uma sociedade democrática”, pontuou.

Durante a visita à Comarca de São Raimundo Nonato, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto destacou que a Caravana leva, além da defesa das Prerrogativas, a defesa da Democracia para o interior do Estado. “Assim como o próprio Poder Judiciário, a advocacia visa a oferta da Justiça nas suas ações. Nós, advogados, carregamos a bandeira de Defesa não apenas das prerrogativas, mas da Democracia. A visita da Caravana no interior do Piauí nos dar a certeza de que estamos trabalhando em benefício da cidadania e por direitos que ultrapassam a individualidade do advogado e da advogada, ou seja, são direitos em prol da sociedade”, declarou o Presidente.

Destacando a importância da mobilização em São Raimundo Nonato, o Presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados da OAB Piauí, Marcus Nogueira, ressaltou a necessidade de levar, tanto para a advocacia quanto para a sociedade, conhecimento sobre as prerrogativas.

“É com imensa satisfação que recebemos a Caravana Nacional das Prerrogativas no interior do Estado. Tudo isso está sendo muito proveitoso, pois o Conselho Federal está conhecendo de perto a nossa realidade. Não tenho dúvida que esse momento será um divisor de águas para a advocacia piauiense”, explicou.

A Procuradora das Prerrogativas do Conselho Federal, Ana Karolina Nunes, pontuou que o trabalho da Caravana das Prerrogativas é relevante, pois busca ajudar a Classe como todo. “Para mim tem sido muito importante essa troca para que possamos conhecer outras realidades e até buscar meios e formas de engrandecer a advocacia no País inteiro”, disse.

A Procuradora Adjunta das Prerrogativas do Conselho Federal, Adriane Magalhães, salientou que a Caravana das Prerrogativas reúne a voz de milhares de advogados.

“Nós estamos representado mais de um milhão advogados de todo o País. Destaco a relevância da defesa dos direitos da mulher no exercício da profissão. É preciso ampliar a discussão sobre os direitos da mulher advogada, pois nós temos inúmeros desafios. Acredito que todos nós trabalhando com as prerrogativas respeitadas construiremos uma Brasil mais justo”, frisou.

Ao receber a visita da Caravana, o Juiz Titular do Fórum, Carlos Bezerra, destacou a importância da visita para o diálogo sobre quem compõe o sistema de Justiça.  “A visita é importante para podermos ouvir todos os lados de quem faz o sistema de Justiça, no qual possui atores com papéis fundamentais e igualitários. Não existe distribuição de Justiça sem a figura do magistrado, mas também sem a figura do advogado, pois ambos são importantes para o pleno funcionamento da Justiça”, acentuou.

Agradecendo a visita da OAB Piauí e da Caravana Nacional, o Juiz Federal Pablo Enrique Carneiro ressaltou que a visita colabora no aprimoramento da prestação jurídica. “Agradeço a visita da OAB, em especial, dessa Caravana. Estamos sempre buscando novos mecanismos para aprimorar a prestação jurisdicional e ficamos felizes com a parceria com a OAB. Estou sempre aberto para bem atender a Advocacia de São Raimundo Nonato e de quem milita na região”, disse.

Durante a presença da Caravana, o Juiz da Vara do Trabalho, Delano Coelho, destacou a atuação da Caravana Nacional como positiva. “Acredito ser positiva no sentido de gerar uma maior aproximação da classe com a magistratura e com o servidores, além de fazer a disseminação no entendimento cooperativo que a OAB tem junto ao Judiciário. Temos um diálogo importante com a Ordem, assim trabalhamos em conjunto para o bom funcionamento da Justiça”, ressaltou.

Durante as visitas, a Comitiva entregou as Cartilhas das Prerrogativas lançadas pela OAB Piauí e a Cartilha Nacional das Prerrogativas da Mulher Advogada. Na ocasião, o Presidente da Subseção de São Raimundo Nonato, James Amorim, frisou que a Caravana “cumpre um papel de defender os direitos da Classe, além de estabelecer a ligação entre todos que fazem a Justiça. Durante as visitas da Caravana Nacional, junto aos Juízes Federais, foi possível apresentar demandas da classe que milita em São Raimundo Nonato e região”, pontuou.

Também integram a Caravana Nacional, além dos membros da Comissão de Defesa das Prerrogativas da Seccional, o Diretor-Tesoureiro da OAB Piauí, Einstein Sepúlveda; a Conselheira Seccional e Ouvidora Geral da OAB Piauí, Élida Franklin; a Conselheira Seccional, Shardenha Vasconcelos; a Presidente e o Secretário-geral da CAAPI, Andréia Araújo e Ian Samitrius, respectivamente; além de demais Conselheiros Federais e Seccionais e da Advocacia que milita na região.