OAB Piauí lança Cartilha das Prerrogativas durante o primeiro dia da Caravana Nacional no Piauí

Data e Hora: 27/08/2019 19:08:50

Na manhã desta terça-feira (27), a Caravana Nacional das Prerrogativas iniciou na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí. Durante a Solenidade de abertura, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, lançou a Cartilha das Prerrogativas da Advocacia e o Aplicativo Prerrogativas Mobile. A Caravana permanecerá no Piauí até o dia 29/09 e visitará os fóruns da capital e as cidades de Picos e São Raimundo Nonato.

O Presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas, Alexandre Ogusuku, destacou a importância de eventos como esse e elogiou a iniciativa da Cartilha da Seccional. “As prerrogativas são para levar a mensagem do respeito aos profissionais da advocacia. Por isso, um dos nossos principais objetivos é integrar cada vez mais os presidentes das Seccionais e das Subseções na defesa das prerrogativas. A idéia da cartilha é excelente porque leva a todos o conhecimento sobre o que são as prerrogativas e porque as defendemos”, pontuou.

Conduzindo a solenidade, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, reafirmou o compromisso da Seccional com as Prerrogativas da Advocacia. “As prerrogativas são direitos que ultrapassam a individualidade do advogado, ou seja, são direitos da coletividade da classe. Nós advogados carregamos a bandeira de Defesa não apenas das prerrogativas, mas da Democracia, então, todos nós temos o dever de zelar pelo respeito mútuo à nossa profissão. Receber a Caravana no Piauí só nos dar a certeza de que estamos trabalhando em benefício da cidadania, na qual a sociedade vence”, declarou o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto.

Durante o seu discurso, a Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges, ressaltou a importância do debate sobre a Defesa das Prerrogativas da Mulher Advogada. “Quando pensamos em políticas para a mulher advogada é pensado, na realidade, em políticas para a metade dos quadros da advocacia, pois hoje nós somos quase 50% de toda a advocacia brasileira. Por isso, nós vamos lançar, hoje, aqui no Piauí a Cartilha de Prerrogativas da Mulher Advogada que trata, além das prerrogativas da maternidade, da violência de gênero”, frisou.

Para o Presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados da OAB Piauí, Marcus Nogueira, a Caravana chegou para ajudar a reforçar e combater o desrespeito e as violações das Prerrogativas que ocorrem no Piauí. “É com imensa satisfação que recebemos aqui no Estado a Caravana Nacional das Prerrogativas. Estamos lançando a Cartilha das Prerrogativas, fruto de um trabalho com o objetivo de informar as ações da Comissão e esclarecendo as principais dúvidas sobre a temática”, explicou.

Integrando ainda programação da Caravana, as Comitivas Nacional e Estadual visitaram órgãos do Poder Público. Os representantes da OAB estiveram reunidos com o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Desembargador Sebastião Martins; com o Desembargador Erivan Lopes; com a Procuradora-Geral de Justiça, Carmelina Moura; e com o Secretário de Justiça, Carlos Edilson.

Fazem parte da Caravana Nacional das Prerrogativas, além da diretoria local da OAB Piauí e da Comissão, o Presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas, Alexandre Ogusuku; a Presidente Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges; a Procuradora Nacional das Prerrogativas, Ana Karolina; a Procuradora Nacional Adjunta das Prerrogativas, Adriane Magalhães; e o membro da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas, Mauricio Bezerra.

Também prestigiaram a solenidade e as ações do primeiro dia da Caravana Nacional das Prerrogativas a Vice-presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício; o Diretor-Tesoureiro, Einstein Sepúlveda; os Conselheiros Federais, Geórgia Nunes, Shaymmon Rodrigues e Thiago Carcará; os Conselheiros Seccionais, Lucas Macedo e Maria Fernanda Brito; Os Conselheiros Jovens,  Janaina Azevedo e Darlan Martins; a Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB Piauí, Conceição Carcará; a Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Piauí, Dalva Fernandes; os membros da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB Piauí, Thiago Carvalho, Valdirene Ribeiro, Francisco de Assis e Aurilene Barbosa; o Conselheiro da ABRACRIM, Paulo Germano; a vice-presidente da Comissão de Cultura e Eventos da OAB Piauí, Karla Janaina;  o advogado Alexandre Cerqueira; e a advogada Michely Amorim.