OAB Piauí discute novos rumos na educação jurídica durante Seminário

Data e Hora: 08/06/2019 11:06:29

A Comissão de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, e a Escola Superior de Advocacia do Piauí realizaram o Seminário “Novas Perspectivas da Educação Jurídica: Diretrizes Curriculares, Gestão do Ensino Superior e Educação à Distância”, na manhã deste sábado (08).

O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, participou do evento e parabenizou o trabalho realizado pelos organizadores do Seminário. “É um privilegio estar aqui com tantos mestres, doutores, alunos e jovens advogados nesse evento que tem grande relevância para nós. Em nome da OAB Piauí, gostaria de dizer que estamos à disposição para todo e qualquer projeto que envolva o interesse da advocacia e interesses educacionais, culturais e sociais”, garante o Presidente.

Para a palestrante Giovana Nunes, membro da Comissão Nacional de Educação Jurídica do Conselho Federal da OAB e membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB Piauí, esse é um encontro de aproximação para trazer atualizações e novas perspectivas para os cursos de Direito. Em sua palestra, a advogada falou sobre a nova resolução para estabelecer as diretrizes e abordou as novas tecnologias que são advindas das demandas sociais.

O professor Doutor Nelson Matos apresentou e fez uma análise para o público do que são as novas diretrizes curriculares do Bacharelado em Direito, orientando como elas podem ser aplicadas. O palestrante enfatizou o aspecto da flexibilidade dos projetos pedagógicos e como os cursos podem fazer currículos diferentes e que atendam a peculiaridade de cada público e região.

As metodologias, didáticas e práticas pedagógicas voltadas para o uso de Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação, sobretudo no âmbito do Ensino Superior também foram temas abordados durante a palestra da professora e pedagoga Nádia Cataryna, que falou ainda sobre a importância dos professores estarem atentos à relevância de utilizar essas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem.

A Secretária Adjunta da Comissão de Ensino Jurídico da OAB Piauí e coordenadora do curso de Direito na Uninovafapi, Joana Moraes Sousa, falou sobre a Educação à Distância e a ressignificação das metodologias de ensino. Joana explicou sobre a importância de se debater o tema e como aplicar o Ensino à Distância ao ensino Jurídico, afirmando ainda que o ensino à distância é uma realidade no país.

O Seminário “Novas Perspectivas da Educação Jurídica: Diretrizes Curriculares, Gestão do Ensino Superior e Educação à Distância” foi encerrado com o tema “Gestão Universitária como diferencial no tripé acadêmico”, debatido pelo professor Doutor Paulo Henrique Pinheiro e pela professora Ana Karine de Sousa Campelo.

“Realizamos esse Seminário gratuitamente porque entendemos a necessidade discutir as inovações da educação jurídica. Agradecemos a presença de todos e, em especial, a presença dos palestrantes e do nosso Presidente Celso Barros”, diz o Conselheiro Federal da OAB e Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB Piauí, Thiago Carcará.

Participaram do evento, ainda, a Conselheira Federal da OAB, Andreya Macedo; o delegado da Escola Superior de Advocacia (ESA-PI) de Picos, Herval Ribeiro e o Presidente da Comissão de Direito do Consumidor, José Augusto.