OAB Piauí participa da 1ª edição do Projeto Repensar

Data e Hora: 04/06/2019 15:06:09

O Presidente e a Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto e Alynne Patrício, respectivamente, participaram da Solenidade de Abertura do Projeto Repensar, na manhã desta terça-feira (04). Realizado pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), a Primeira Edição, que teve com o tema “Assédio Sexual: você sabe quando acontece?”, acontecerá de 3 a 7 de junho.

Com o objetivo de sensibilizar alunos, pais, servidores e colaboradores sobre diversas temáticas, o IFPI desenvolverá, em todos os Campus, o Projeto Repensar. A ação será realizada por meio de palestras, bate-papos e rodas de conversa com temas que contribuam para a formação da cidadania.

O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Neto, parabenizou os gestores e a Comissão Organizadora do evento pela iniciativa. “Gostaria de parabenizar a equipe do IFPI por essa ação que vai se estender por todo o Piauí. Esse é um projeto de suma importância porque, com certeza, ajudará na prevenção de diversas situações constrangedoras. Aproveito a oportunidade para dizer que a OAB Piauí está sempre à disposição para parcerias e momentos tão importantes quanto este”, afirmou.

Paulo Henrique Gomes de Lima, Reitor do IFPI, fala da alegria de discutir o tema. “Certamente sairemos daqui mais conscientes no que diz respeito a esse tema. Estamos em uma instituição de Ensino, mas somos, acima de tudo, membros de uma sociedade que precisa conviver pacífica e harmonicamente”, explicou o Reitor.

Durante a solenidade os colaboradores da Instituição participaram de duas palestras. O Procurador Chefe do Ministério Público do Trabalho, Edinaldo Rodrigo Brito da Silva, abordou, em sua fala, conceitos trabalhistas e suas peculiaridades, mostrando diversos casos para exemplificar os tipos de assédio. “Esperamos que essa iniciativa positiva e preventiva idealizada pela reitoria e toda a comissão organizadora seja bastante frutífera”, parabenizou.

A Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício, também ministrou palestra sobre o tema, voltado para questões de gênero. “As violações de gênero acontecem todos os dias e nós não podemos achar que é normal. Todo e qualquer projeto ou movimento que fale sobre esse assunto deve ser louvado”, explicou.

As ações foram planejadas por uma equipe multiprofissional da Reitoria com participação de pedagoga, assistente social, psicólogo, relações públicas, representantes da Comissão de Ética, Controladoria Interna e Diretoria de Gestão de Pessoas.

De acordo com a Coordenadora do Projeto e Corregedora Geral do IFPI, Ivanna Kathia Barbosa de Sousa Carneiro, “o Repensar surgiu com o objetivo de adotar no calendário institucional uma semana voltada para tratar de assuntos úteis e relevantes para a construção e aprimoramento da cidadania, envolvendo toda a comunidade acadêmica e acredito que vamos conseguir atingir nosso alvo”, esclareceu.