OAB Piauí conta com 1500 advogados em 60 Comissões Temáticas

  Data e Hora: 24/05/2019 09:05:02

 

“Onde há um direito fundamental a ser assegurado, há uma comissão temática da OAB para reivindicá-lo”, garante a Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, e Coordenadora Geral das Comissões Temáticas, Alynne Patrício. A atual gestão da OAB Piauí tem priorizado um maior engajamento e participação das comissões nas inúmeras demandas sociais.

Atualmente, a Seccional conta com 60 Comissões Temáticas e diversas Subcomissões espalhadas pelas 13 Subseções do Estado. “Hoje contamos com 1500 advogados, estudantes e bacharéis em Direito, fazendo parte das comissões e atendendo a população em praças, parques e universidades. Queremos uma OAB mais perto da sociedade e valorizando cada vez mais a advocacia”, afirma Alynne Patrício.

Somente entre janeiro e abril deste ano, as Comissões Temáticas atuaram em mais de 100 ações entre audiências públicas, conferências, seminários, congressos, cursos, rodas de diálogo, dentre outros trabalhos; apoiando entidades e instituições que lutam pelos interesses da sociedade e beneficiando centenas de pessoas em diversas regiões da capital e interior do Piauí.

As Comissões desenvolvem inúmeros trabalhos sociais em prol da disseminação de informações sobre os Direitos do cidadão; prestam esclarecimentos jurídicos em ações sociais como, por exemplo, “O Direito na Praça” e por meio da parceria com a Rede Clube no evento Teresina em Ação; promovem Encontros e Congressos sobre assuntos relacionados às especificidades de cada Comissão; exercem, também por meio de ações, o combate à violência doméstica, violência obstétrica, ações de promoção da cidadania, doação de sangue; integram Audiências Públicas sobre a Reforma da Previdência e a realidade dos Juizados Especiais.

Promoveram, recentemente, a Campanha Social de arrecadação de alimentos para as vítimas das enchentes do Piauí, que arrecadou mais de uma tonelada de alimentos para as vítimas de Parnaíba, Campo Maior e Teresina. Isso foi possível com a doação feita por alunos e profissionais inscritos em cursos da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí), bem como da instalação de um posto de arrecadação na Sede da OAB Piauí e do apoio das Faculdades Estácio/CEUT e CESVALE.

Também como uma das pautas de destaque, a OAB Piauí, por meio das Comissões, instalou um posto avançado, em virtude da situação de extrema emergência no Parque Rodoviário, onde, na noite do dia 04 de abril, as águas represadas de uma lagoa situada em terreno vizinho romperam uma parede de contenção devido às fortes chuvas que caíam sobre Teresina, causando a destruição de muitas casas, quarenta feridos e dois mortos.

No local, foram arrecadados colchões, móveis, roupas, material de limpeza, higiene pessoal, ração e medicamentos para animais, também orientações jurídicas às famílias.

As Comissões Temáticas da OAB Piauí atuam com afinco em duas vertentes, desenvolvendo trabalhos em prol da sociedade e do fortalecimento da classe advocatícia do Estado.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias