CMA emite Nota de Repúdio contra artigo veiculado em jornal impresso

Data e Hora: 25/01/2019 20:01:30

A Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, repudia veementemente artigo “O Pudor da Mulher atrai o respeito do homem”, veiculado no Jornal Diário do Povo, nesta sexta-feira (25).

O artigo em questão apresenta ideias e expressões machistas e sexistas que vão na contramão do atual contexto de luta contra a desigualdade de gênero, sobretudo aos atos de luta para que nenhuma mulher sofra qualquer tipo de violência ou discriminação pela condição de ser mulher.

O texto reforça a formatação da mulher como objeto, inferiorizando-a, além de imputar a culpa sempre à vítima, seja pela roupa que usa, seja por sua postura em público.

O discurso usado para dar vida a um artigo misógino fomenta ainda mais a cultura do estupro e encoraja pessoas que compartilham dos mesmos pensamentos e que agem de forma cruel, ao usar a violência contra a mulher, roubando sua dignidade e, em muitos casos, sua vida.

A Comissão não coaduna com condutas de opressão às mulheres, sobretudo desaprova que tais verbalizações se naturalizem.

Os dados de violência contra a mulher são assustadores no Piauí, o que leva a uma reflexão urgente sobre a necessidade de mudança da cultura machista e patriarcalista que ainda impera na sociedade.

A Comissão da Mulher Advogada continuará vigilante para que tais práticas sejam coibidas, ao tempo em que reafirma o compromisso para que os princípios do Estado Democrático de Direito sejam resguardados, proporcionando às mulheres a garantia do exercício de suas liberdades individuais e sexuais.

Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Piauí