União da advocacia marca posse do novo presidente da OAB-PI, Celso Barros

  Data e Hora: 11/01/2019 18:01:05

Proferindo suas primeiras palavras como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto clamou por união da classe, respeito às prerrogativas e fortalecimento da OAB. O momento marcou a cerimônia de posse, ocorrida na noite desta quinta-feira (10), no Auditório da Sede, Ministro Reis Veloso, onde centenas de advogados e autoridades prestigiaram a transição de gestão e a declaração de posse feita pelo presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia. 

A solenidade teve abertura com a execução do hino nacional, conduzido pelo quinteto da banda de música da Polícia Militar do Piauí, sob a regência do maestro Tenente Antônio. Em seguida, os convidados acompanharam a execução do hino do Piauí, interpretado pela cantora Soraya Castelo Branco.

Após prestarem compromisso, de pé e braço direito estendido, prometendo manter, defender e cumprir os princípios e finalidades da OAB, os novos diretores da Ordem Celso Barros Coelho Neto (presidente), Alynne Patrício de Almeida Santos (Vice-presidente), Leonardo Airton Pessoa Soares (Secretário-Geral), Nara Letícia de Castro Aragão Couto (Secretária Geral Adjunta) e Einstein Sepúlveda (Diretor Tesoureiro); da CAAP e os conselheiros seccionais tomaram posse.

Fato marcante foi a presença dos 11 membros honorários vitalícios e ex-presidentes da OAB-PI, que prestigiaram a solenidade de posse. O único ex-presidente da Seccional que não se fez presente, por motivo de compromisso assumido anteriormente, foi membro honorário vitalício, Luiz Gonzaga Soares Viana, que formulou votos de uma profícua e brilhante gestão à frente da OAB ao presidente Celso Barros.  

Ao longo do seu discurso, o presidente Celso Barros Coelho Neto destacou o valor de servir a OAB e contribuir para as ações em prol da classe e da sociedade piauiense. “A OAB é uma obra perfeita, porém inacabada. Depende de cada um de nós, os seus artífices (advogados e advogadas) – para ela servimos voluntariamente. Essa é a fórmula: servir voluntariamente”, asseverou o novo presidente da Instituição.

Na oportunidade, foi destacado a necessidade de lutar para extirpar problemas que representam atrasos para o país, como a morosidade do Poder Judiciário, abuso de autoridade, restrições do acesso, atendimento deficitário nas agências do INSS, negativa de acesso aos autos de Inquérito, dificuldade na liberação de alvarás, dentre outros. “Todos esses problemas não podem persistir e seremos incansáveis para extirpá-los”, disse.

Celso Barros agradeceu ainda o legado deixado por seu avô, Celso Barros Coelho, que esteve à frente da Ordem dos Advogados por mais de 10 anos e que lutou pela defesa do Estado Democrático de Direito. “Muito me honra assumir essa tribuna tantas vezes ilustrada pelo meu avô, aqui presente com seus 96 anos. Deixou aqui a marca de inteligência na defesa da Justiça, da advocacia, da liberdade e da igualdade”.

O presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia, elogiou o trabalho de Celso, bem como sua atuação como Conselheiro Federal e desejou sucesso ao longo da sua gestão. “Inicia hoje uma gestão que, sem nenhuma dúvida, será extraordinária. Além das qualidades pessoais e profissionais do presidente Celso, que foi meu conselheiro federal, com trabalho marcante, sendo relator do Provimento da OAB Nacional de 2018, que trata do Plano Nacional da Advocacia Idosa, as toda sua equipe, que chegou nesse momento à presidência e à direção da OAB-PI”, destacou Lamachia.

O ex-presidente da OAB-PI, Chico Lucas, proferiu discurso de encerramento e despedida, desejando uma gestão profícua à nova diretoria da Ordem. “Desejo que Celso Barros use essa maturidade e experiência em prol da advocacia e da sociedade piauiense”, falou.

O governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, também prestigiou a posse e destacou seu respeito pela OAB Piauí. Comentou ainda do interesse da direção empossada em atuar em novas áreas, uma delas a segurança, preservando o próprio advogado no momento de assistência aos seus clientes. “Estamos animados e o Estado, no que puder, será parceiro”.

O membro honorário vitalício e presidente do Instituto dos Advogados do Piauí, Álvaro Mota, falou da sua trajetória, enquanto presidente da Ordem – 2002/2006 – e das consideráveis contribuições aplicadas por Celso Barros Coelho nas gestões em que foi Secretário Geral e Conselheiro Seccional.

A Posse foi prestigiada ainda pelos presidentes das OABs do Paraná, Cássio Teles; da Paraíba, Paulo Maia; do Maranhão, Thiago Diaz; da Bahia, Fabrício Castro e do conselheiro federal da OAB, Luís Viana. Também estiveram compondo a mesa de honra o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Sebastião Martins; deputado Estadual Luciano Nunes; o presidente da ALEPI, Temístocles Filho; a sub Procuradora-Geral de Justiça, promotora Marta Celina Nunes; o secretário municipal de Governo, Raimundo Eugênio; deputado federal e advogado, Júlio César; deputado federal e Senador da República Diplomado, Marcelo Costa e Castro; deputado Federal Fábio Abreu; o presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), Desembargador Pedro de Alcântara; o presidente do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI), Abelardo Pio Vilanova; o vice-presidente da cote da Justiça Arbitral de Brasília e ex-governador do Estado do Piauí, Hugo Napoleão do Rêgo Neto; o vereador e advogado Enzo Samuel Alencar; o presidente da Associação Piauiense de Municípios, prefeito Jonas Moura de Araújo; os membros honorários vitalícios e ex-presidentes da Seccional, Celso Barros Coelho, João Pedro Ayrimoraes Soares, Reginaldo Santos Furtado, Deusdedit Sousa, Nildomar da Silveira Soares, Fides Angélica Ommati, Nelson Nery, Norberto Campelo, Sigifroi Moreno e Willian Guimarães; o presidente da Associação Nacional de Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, Telmo Lemos Filho; o conselheiro federal Chico Couto e a defensora Pública Geral do Estado, Hildete Evangelista.

 

Por: Fernanda Almendra 

Assessoria de Comunicação da OAB-PI

 


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias