Seminário de Direitos LGBTI debaterá democracia e desafios da atualidade

  Data e Hora: 10/08/2018 12:08:09

Estão abertas as inscrições para o "Seminário de Direitos LGBTI: A democracia e os desafios da atualidade", que acontecerá nos dias 24 e 29 de agosto, no Auditório da Escola Superior de Advocacia do Piauí para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, 29 de agosto. O evento será promovido pela OAB-PI, em parceria coma ESA-Piauí e com as Comissões da Diversidade Sexual e de Apoio à Vítima de Violência da OAB-PI.

A data, criada no 1º Seminário Nacional de Lésbicas em 1996, é um marco fundamental para o registro da luta de mulheres que têm seus direitos violados pela conjugação de preconceitos históricos no Brasil.

A proposta visa debater sobre cidadania LGBT, racismo, liberdade religiosa e gênero para advogados, estudantes e a sociedade em geral, a programação está bastante diversificada com palestras e roda de conversa de modo a dialogar com os mais variados segmentos realizados.

Palestras e uma roda de conversa integrarão o evento, com a participação de profissionais renomados na área, além de especialistas que lutam pela causa. “Desafios de Conquistas de Direitos da Comunidade LGBTI na Atual Conjuntura (Anti) Democrática Brasileira”, “Machismo e Misoginia: O discurso de ódio nas redes sociais” e “Mulheres Lésbicas e Bissexuais pensando a Democracia” serão os temas abordados.

Dimitri Nascimento Sales, (SP), presidente do Instituto Latino Americano de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos (ILADH); Nayara Venâncio de Melo (PI), coordenadora adjunta das Comissões da OAB-PI; Maria Luísa Mendes (PI), jornalista; Winnie de Campos Bueno (RS), Iyalorixá e mestranda em Direito pela Universidade do Vale Rio dos Sinos (Unisinos/RS); Brenda Mikaelly Mendes Ferreira Mota, estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFPI e membro do Atitude Preta; e Nayara Juliana Ribeiro da Costa, ativista social abordarão sobre o tema proposto.

“Diante das crises institucionais instaladas, o movimento LGBTI precisa se questionar e participar desse processo de construção da democracia. Dessa forma, a Comissão da Diversidade Sexual da OAB-PI vem trazer esse debate sobre as conquistas dos direitos da comunidade LGBTI e os desafios colocados pela atual conjuntura política e de violação à democracia. Nesse sentido, o Seminário vai debater e questionar quais os desafios e avanços que podem ser colocados nesse momento escasso da democracia e participação popular”, explanou o vice-presidente da CDS, Glaudson Lima Gomes.

Com vagas limitadas, os interessados poderão se inscrever, gratuitamente, por meio do site institucional da ESA-Piauí www.oabpi.org.br/portaldoaluno. Outras informações: (86) 99930-4954 (Glaudson Lima Gomes, vice-presidente da CDS) / glaudsonlima@gmail.com / (86) 2107-5823 – ESA-Piauí.

Por: Fernanda Almendra

Assessoria de Comunicação da OAB-PI

Programação:

24/08/2018 (sexta-feira)

15h30 Palestra: Desafios de Conquistas de Direitos da Comunidade LGBTI na Atual Conjuntura (Anti)Democrática Brasileira.

Dimitri Sales (SP). Advogado. Presidente do Instituto Latino Americano de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos (ILADH).

17h20 Debate: Machismo e Misoginia: O discurso de ódio nas redes sociais.

Nayara Venâncio de Melo (PI). Advogada. Coordenadora Adjunta das Comissões da OAB-PI.

Maria Luísa Mendes (PI). Jornalista. Repórter.

 

29/08/2018 (quarta-feira)

14h Roda de conversa: mulheres lésbicas e bissexuais pensando a democracia.

Winnie Bueno (RS). Iyalorixá. Mestranda em Direito pela Universidade do Vale Rio dos Sinos (Unisinos/RS).

Brenda Mikaelly (PI). Estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFPI. Membro do Atitude Preta.

Nayara Costa (PI). Ativista Social. Graduada em Administração.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias