OAB Subseção de Oeiras participa de ações de cidadania em Santa Rosa, Oeiras, Simplício Mendes e Isaías Coelho

  Data e Hora: 20/06/2018 11:06:06

Nos últimos dias a OAB Subseção de Oeiras participou de eventos de promoção da cidadania na região, com palestras e rodas de conversa tratando de temáticas como violência doméstica, feminicídio, dignidade da pessoa idosa, violência no trânsito, drogas lícitas e ilícitas na adolescência e atos de automutilação na adolescência.

No sábado, 09 e na quarta, 13 de junho, a advogada Leidiane Ferraz, como representante da Subcomissão da Mulher Advogada, da Defesa dos Direitos da Mulher e de Direito de Família e Sucessões, participou de eventos referentes a violência contra a mulher, violência doméstica e feminicídio. No sábado (09) a advogada palestrou para jovens de Santa Rosa, Cajazeiras e Barra D?Alcântara, a convite da Pastoral Diocesana da Juventude, em preparação para o Dia Nacional da Juventude, que acontecerá em Oeiras, em novembro.

Abordando temática semelhante, a convite do Centro de Educação Profissionalizante CEP Baldoíno Barbosa, de Oeiras, no dia 13/06, a Dra. Leidiane Ferraz participou de roda de conversa sobre violência contra a mulher, cujo tema era "Violência Doméstica: uma questão de gênero". O evento foi realizado e transmitido pela Rádio Educativa FM Cristo Rei e contou com a participação de equipe multiprofissional e de jovens estudantes daquele centro de ensino.

Em alusão à campanha "Junho Violeta", de promoção da dignidade da pessoa idosa, no dia 14/06, a OAB Subseção de Oeiras se fez presente ao evento promovido pela Secretaria de Assistência Social de Simplício Mendes, por meio do seu Vice Presidente, Dr. Claudí Pinheiro, e ainda representada pela Subcomissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, por seu Presidente Dr. Kairo Fernando e pelo membro Dr. Handerson Portela. Foi realizado trabalho de conscientização sobre o Estatuto do Idoso e em geral sobre os direitos da pessoa idosa por meio de palestra proferida no CRAS de Simplício Mendes, bem como através de entrevista concedida pelos membros da Subcomissão à Rádio Mafrense. Ao final, os participantes ainda compuseram o grupo que realizou ato simbólico de soltura de centenas de balões violetas no Centro da cidade, em defesa das pessoas idosas.

Na sexta, 15/06, a OAB Subseção Oeiras, por meio de sua Presidente, a advogada Sânia Mary Mesquita, realizou trabalho de conscientização sobre trânsito e uso de drogas (lícitas e ilícitas) em Ginásio Poliesportivo em Isaías Coelho. O evento foi promovido conjuntamente pelas Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde do mencionado município e contou com a presença dos adolescentes estudantes das escolas da rede pública (municipal e estadual), acompanhados de seus familiares, professores, conselhos e todos os envolvidos no trabalho educacional em Isaías Coelho.

Na mesma ocasião, o Bispo Diocesano, Dom Edilson Nobre, dirigiu sua fala aos presentes, no sentido de valorização da vida, com base na Palavra de Deus, por meio do convívio familiar e escolar, de maneira a elevar a autoestima dos jovens. Das palestras participaram diversas autoridades, dentre as quais o Prefeito Municipal, Dr. Francisco Eudes, o Vice Prefeito Demarzinho, todos os vereadores, a Polícia Militar e o Secretariado Municipal.

A Presidente da OAB Subseção Oeiras, Dra. Sânia Mary Mesquita, falou ao Portal Mural da Vila sobre a atuação da instituição em eventos de cunho social: "Não obstante ser a OAB uma entidade de classe, cujo objetivo primeiro é a garantia das prerrogativas da advocacia, focada também na prestação jurisdicional efetiva, trata-se de uma instituição de defesa da cidadania. Assim, sempre que a entidade é provocada, buscamos nos fazer presentes, de maneira a levar conhecimento jurídico e cidadão aos moradores dos 21 municípios que compõem nossa Subseção. Compreendemos que nossa função é esclarecer as/os cidadãs/aos sobre direitos e obrigações, de maneira a semear a paz social".

Fonte: Mural da Vila


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias