Homenagens marcam abertura do II Congresso de Estudos Políticos

  Data e Hora: 25/05/2018 12:05:19

Com auditório lotado, a abertura do II Congresso de Estudos Políticos e Constitucionais da OAB-PI, ocorrida na noite dessa quinta-feira (24), levou estudantes e operadores do Direito à refletir acerca dos 30 anos da Constituição Federal. Durante a solenidade, foram homenageados os 14 parlamentares piauienses que participaram da construção da Carta Magna brasileira, em 1988. A solenidade de abertura contou ainda com a apresentação The Cello Esemble.

Para o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, a homenagem é um pequeno gesto para reconhecer o importante trabalho desses parlamentares. “Há 30 anos (os parlamentares) fizeram debates e estabeleceram com a sociedade uma discussão profícua e deixaram ao Brasil um documento importante e que ainda precisa ser construído diariamente pelos operadores do direito, por nós advogados e por todos os cidadãos, que precisam conhecer esse documento histórico que é um grito de liberdade, em busca da redemocratização e, principalmente, por inclusão”, disse.

Receberam a homenagem da OAB-PI os parlamentares-constituintes: Átila Freitas Lira, Felipe Mendes de Oliveira, Jesualdo Cavalcante Barros, Jesus Elias Tajra, José Luiz Martins Maia, Mussa de Jesus Demes (in memoriam), Myriam Nogueira Portella Nunes, José Francisco Paes Landim, Heráclito de Sousa Fortes, Paulo de Tarso Tavares Silva, Hugo Napoleão do Rego Neto, João Calisto Lobo (in memoriam), Álvaro dos Santos Pacheco e Francisco das Chagas Caldas Rodrigues.

Felipe Mendes falou em nomes dos homenageados e destacou que elaborar a Constituição de 1988 foi um trabalho muito intenso, com duração de aproximadamente 20 meses ininterruptos. “Gostaria de lembrar para os que nasceram depois que antes de discutir ou estudar o texto da Constituição é preciso conhecer ou saber as circunstâncias que levaram a esse documento, não só no Brasil como no mundo”, frisou ao apresentar todo o contexto histórico da época, como as Diretas Já e a Lei da Anistia.

A presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB-PI e coordenadora geral do evento, Deborah Dettmam fez um discurso de agradecimento ao Instituto de Estudos Políticos Constitucionais, à Universidade Federal do Piauí e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí pelo apoio à realização do evento, cuja programação segue até este sábado (26), com grandes debates.

Palestra Magna

Abrindo a programação de palestras, o procurador do Ministério Público de São Paulo, Ronaldo Porto de Macedo, fez uma “Crítica ao uso e abuso da ideia de ponderação na interpretação constitucional. Segundo ele, o objetivo de sua fala foi de oferecer uma espécie de esquema de reflexão de temas que estão relacionados aos usos e abusos da ideia de ponderação na interpretação constitucional, mas na dimensão teórica, filosófica e conceitual. A mesa teve como debatedores os professores Horácio Mousinho e Nelson Juliano Matos.

 

Confira a programação dos próximos dias:

Dia 25/05/2018 (sexta-feira)

14h00 – Conferência do Senador da República Antonio Augusto Junho Anastasia: “A nova administração pública brasileira”

Presidente de mesa: Prof.ª Dr.ª Deborah Dettmam Matos

15h30 – Conferência do Prof. Dr. André Regis de Carvalho: “Federalismo, educação e o espírito da Constituição após 30 anos”

Debatedor: Prof. MSc. Fernando Eulálio Nunes

Presidente de mesa: Prof. Dr. Efren Paulo Porfírio de Sá Lima

17h00 – Intervalo

17h30 – Conferência da Prof.ª Dr.ª Clarissa Fonseca Maia: “As mulheres na Assembleia Constituinte e a situação atual”

Debatedora: Prof.ª Dr.ª Maria Laura Lopes Nunes

Presidente de mesa: Dr. Francisco das Chagas Gerson de Rezende Monte

18h30 – Painel de debate: “Teoria dos freios e contrapesos: sobre os limites dos poderes na interpretação constitucional”

Debatedores: Prof.ª Dr.ª Deborah Dettmam Matos

Juiz Federal Adonias Ribeiro de Carvalho Neto

Mediador: Prof. Esp. Alysson Nunes Santos

19h30 – Encerramento do segundo dia

 

Dia 26/05/2018 (sábado)

08h00 – Conferência da Dr.ª Paula Pessoa Pereira: “A força dos precedentes na jurisdição constitucional”

Debatedor: Prof. Dr. Leandro Maciel do Nascimento

Presidente de Mesa: Prof. Esp. Samuel Barbosa de Carvalho

09h00 – Conferência do Prof. Dr. Valcir Gassen: “Matriz tributária regressiva e os 30 anos da Constituição Federal: pacto pela manutenção da (des)igualdade”

Debatedor: Prof. Dr. Samuel Pontes do Nascimento

Presidente de mesa: Prof.ª Dr.ª Olívia Brandão de Melo Campelo

10h00 – Intervalo

10h30 – Painel de debate: “Corrupção na política: origem do problema e medidas eficazes de combate à corrupção”

Debatedores: Prof. Dr. Cleber de Deus Pereira da Silva

Prof. Dr. Milton Gustavo Vasconcelos Barbosa

Juiz Federal Francisco Hélio Camelo Ferreira

Mediador: Prof. MSc. Berto Igor Caballero

12h00 - Encerramento do Congresso

 


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias