Barro Duro e Água Branca ganham Fóruns reformados pelo TJ-PI

  Data e Hora: 24/05/2018 10:05:22

Estreitando a relação com o Poder Judiciário do Piauí, a OAB-PI participou das solenidades de inauguração dos Fóruns de Barro Duro e Água Branca, na manhã dessa quarta-feira (23). Totalmente reformados, a entrega dos prédios foi feita pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Desembargador Erivan Lopes, que esteve acompanhado do Corregedor Geral, Ricardo Gentil, do Presidente da OAB-PI, Chico Lucas, advocacia local, demais autoridades estaduais e dos municípios.

O presidente do TJ-PI, Erivan Lopes, lembrou que a reinauguração dos dois fóruns vem ampliar a estrutura física do Tribunal, que já contava com fóruns novos em Corrente, Oeiras e Parnaíba. “Hoje o Tribunal está profissionalizado, apto a seguir seu curso. São prédios com estruturas ideais de funcionamento, com ótima estrutura física, tecnologia de informação, recursos humanos, tudo para que a prestação jurisdicional seja eficiente”, afirmou.

Segundo o Corregedor Geral de Justiça, desembargador Ricardo Gentil, a entrega dos dois fóruns reformados à população, servidores e magistrados reflete a política adotada pela gestão em curso, de estruturar o Judiciário para que o jurisdicionado tenha uma prestação de justiça mais célere e eficiente.

Nas duas Comarcas, os Diretores dos Fóruns, juízes Robledo Moraes e Ênio Lopes, destacaram a importância de receberem uma estrutura nova, reformada e moderna, onde poderão exercer suas atividades da melhor forma possível. Robledo Moraes, por exemplo, evidenciou que a estrutura vem permitir que a Comarca praticamente zere seus processos.

Para o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, é fundamental que exista uma colaboração mútua entre advogados, juízes e membros do Ministério Público. Segundo o advogado, esse tripé de sustentação é um ideal a ser perseguido para que a Justiça alcance os patamares mais legítimos na defesa da sociedade piauiense, melhorando seus índices de eficiência e celeridade processual.

Ainda em seu discurso, Chico Lucas destacou o projeto Presidência Itinerante, desenvolvido pela atual gestão, que já percorreu mais de 80 Comarcas do interior do Piauí e possibilitou conhecer as limitações vivenciadas pela advocacia em todo Estado.

“Eu posso dizer que nessa gestão, tendo percorrido as comarcas do Piauí e observando a realidade da Justiça in loco, pudemos levar ao Tribunal e à Corregedoria de Justiça, em diálogo direto, todas as demandas dos advogados do interior, que eram muitas, principalmente pela falta de estrutura dos prédios, falta de servidores e juízes.  Parabéns ao TJ-PI pela coragem de enfrentar essa realidade. A nomeação de servidores, a presença de pelo menos um juiz por unidade, a instauração do funcionamento em dois turnos e a reinauguração dos fóruns demonstram que o trabalho está sendo realizado”, afirmou o presidente da OAB-PI.

FÓRUM DE BARRO DURO

A reforma do Fórum de Barro Duro custou R$ 653.959,14. No local foi feita a reforma completa do prédio pertencente ao TJ-PI com nova definição arquitetônica para funcionamento da Vara Única da Comarca de Barro Duro, contemplando demolições, construções de alvenarias, pisos e revestimentos, instalações elétricas, lógicas, hidráulicas, sanitárias, climatização, som, com secretaria, gabinete, sala de audiência, arquivos, cela, Defensoria, OAB e Ministério Público.

FÓRUM DE ÁGUA BRANCA

A obra de reforma do Fórum de Água Branca custou R$ 1.057.294,93, sendo a reforma completa do prédio pertencente ao TJ-PI com nova definição arquitetônica para funcionamento do Fórum da Comarca de Água Branca contemplando demolições, construções de alvenarias, pisos e revestimentos, instalações elétricas, lógicas, hidráulicas, sanitárias, climatização, som, com secretaria, gabinetes para 2 juízes, 2 salas de audiência, tribunal do júri – auditório com 83 lugares, sala de bens apreendidos, arquivos, cela, Defensoria, OAB e Ministério Público, urbanização e estacionamento interno com 9 vagas.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias