Centenário da APL é celebrado em sessão especial no Senado

Data e Hora: 21/05/2018 17:05:08

A Academia Piauiense de Letras (APL) celebrou, nesta segunda-feira (21), os 100 anos durante sessão solene do Congresso Nacional, no Plenário do Senado Federal. A proposta foi do senador Elmano Férrer (PODEMOS-PI) e do deputado federal Paes Landim (PTB-PI). O evento foi marcado ainda pela presença de piauienses, que prestigiaram o momento histórico para a APL.

O acadêmico Herculano Moraes, que faleceu na última quinta-feira, dia 17, foi lembrado e homenageado durante a solenidade. Herculano era membro da APL e ocupava a cadeira Nº 18. Era jornalista, poeta e crítico literário. Foi vereador e diretor do Theatro 4 de Setembro.

“Estamos honrados com a celebração do centenário da Academia Piauiense de Letras, que tanto contribuiu para a nossa sociedade, com seu impacto cultural, resguardando a língua, a história e memória do Piauí, por meio de grandes escritores ao logo desses anos. Fico feliz em prestigiar a comemoração desta Instituição que tanto primou pela memória coletiva do nosso Estado, sobretudo da sua bravura na luta pelo incentivo à produção literária”, parabenizou o presidente Chico Lucas.

Também conhecida como Casa de Lucídio Freitas, um de seus fundadores, a Academia Piauiense de Letras foi fundada no dia 30 de dezembro de 1917, em Teresina, por um grupo de intelectuais, liderado por Lucídio Freitas. A instituição conta com 40 cadeiras, ocupadas por nomes importantes da cultura e literatura.

Também prestigiaram a solenidade o conselheiro federal da OAB Celso Barros Neto; o presidente da CAAPI, Rafael Orsano, a vice-governadora do Estado do Piauí, Margarete Coelho; a senadora Regina Sousa (PT), Hugo Napoleão (integrante da academia), Nelson Nery Costa (presidente da APL), Kassio Marques (vice do TRF1) e Carlos Pires Brandão (desembargador federal).